Microempresa

Dia da Mulher: Jovens da periferia apostam no empreendedorismo e criam o Pastel na Bike

Sucesso do projeto que completou um ano permitiu que as empreendedoras substituíssem a bicicleta por um food truck e ampliassem o negócio

Adriana Guarda
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Adriana Guarda
Publicado em 07/03/2020 às 15:47 | Atualizado em 11/03/2020 às 16:57
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Três amigas se destacam no mercado empreendedor com food truck Pastel na Bike oferecendo opções de pasteis gourmet com preços acessíveis. - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Elas se acostumaram a percorrer o bairro do Ipsep de bicicleta para resolver ‘o corre’ do dia a dia. E foi justamente a bike que inspirou Geankre, Rafaela e Karollayne a montar o primeiro negócio delas. Decidiram deixar de trabalhar para terceiros e ter o próprio empreendimento. Com pouco dinheiro e sem poder correr muitos riscos, procuraram o Sebrae antes de dar partida no projeto. Depois de pensar em várias ideias surgiu o insight de criar o Pastel na Bike.

Rafaela Santos, 27 anos, pegou o dinheiro da rescisão de 3 anos de trabalho em uma empresa de logística e juntou com as economias da amiga Geankre Souza, 27. Depois Geankre convidou sua irmã Karollayne Rainara, 20, a se juntar ao negócio. Com um pequeno investimento inicial de R$ 6 mil compraram uma bicicleta usada, reformaram e adaptaram para caber a fritadeira e os ingredientes. E a massa do pastel, alguém sabia fazer? Não.

“Foram necessárias muitas pesquisas e testes até chegar à massa ideal. Depois precisamos pensar nos recheios. Hoje são nove sabores salgados, três doces e porções de mini pasteis. Entre os doces, o campeão de vendas é o de brigadeiro, enquanto entre os salgados a preferência é o pedalada, de frango com catupiri”, diz Geankre, destacando que os pasteis têm nomes relacionados ao universo da bike.

FOOD TRUCK

Apesar de ter dado nome ao negócio, a bicicleta agora é usada apenas em eventos porque o Pastel na Bike cresceu e passou a funcionar num food truck. Com a mudança, as amigas chegam a vender 100 pasteis por dia no fim de semana. Para elas, além do desafio de empreender é preciso enfrentar (e não é mimimi) a luta de lidar com o assédio masculino num ambiente comandado por três mulheres. A praça onde trabalham no Ipsep é cercada por restaurantes e food trucks e bastante frequentada por homens.

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Pastel na Bike oferece nove opções de pasteis salgados e três doces - FOTO:FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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Proposta é atender cliente com o legítimo pastel de feira - FOTO:FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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NEGÓCIO Governo ainda nunciou a criação do programa Brasil para Elas, voltado para mulheres empreendedoras - FOTO:FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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NEGÓCIO Pesquisar, planejar e ter conhecimento da área são essenciais - FOTO:FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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Três amigas se destacam no mercado empreendedor com food truck Pastel na Bike, oferecendo opções de pasteis gourmet com preços acessíveis. - FOTO:FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

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