Portos

Operador logístico Ziranlog vai gerar 95 empregos em Suape

Empresa do Rio de Janeiro já tem operações logísticas em outros cinco locais

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 10/03/2020 às 20:30 | Atualizado em 11/03/2020 às 10:07
Foto: Suape/Divulgação
Em meio à crise com os caminhoneiros, volume de contêineres transportado entre portos cresceu 18,2% entre junho de 2018 e abril de 2019 - FOTO: Foto: Suape/Divulgação

O Complexo Industrial Portuário de Suape ganha mais um operador logístico com a chegada da Ziranlog. Pertencente ao grupo Ziran, do Rio de Janeiro, a empresa está investindo R$ 15,5 milhões em Pernambuco e vai gerar 95 empregos diretos e outros indiretos. A operadora está ocupando uma área de 56,6 mil metros quadrados na Zona Industrial de Suape. A empresa ainda está em fase de contratação de pessoal e o contato em Pernambuco é pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (81) 3717 0252.

“Suape é o maior porto do Nordeste e tem grande potencial de crescimento. Apesar do momento de baixo crescimento da economia no País nós precisamos estar preparados para quando o movimento crescer estamos prontos”, defende o CEO da Ziranlog, Admar Pereira. A empresa vai atuar na retroárea de Suape, servindo aos clientes como um complemento do Tecon Suape. A Ziranlog armazena e transporta contêineres e, em Suape, vai atender diretamente importadores e exportadores do Porto, reforçando os prestadores de serviço no núcleo de apoio logístico do Complexo.

Com 17 anos de atuação no mercado, a Ziranlog conta com outras cinco filiais espalhadas pelo Brasil: Guarulhos, Betim, Itaguaí, Vila Velha e Salvador. a unidade de Suape tem capacidade para armazenar até 15 mil TEUs (do inglês Twenty-foot Equivalent Unit - unidade equivalente a 20 pés). O pátio de contêiner também possui tomadas para contêiner reefer (usado no transporte de mercadorias sensíveis à temperatura).

MOVIMENTAÇÃO

Além da chegada de um novo empreendimento, Suape também comemora o crescimento da movimentação de cargas neste início de ano. Em janeiro, o desempenho foi o melhor para o mês desde sua fundação há 41 anos. Com o total de 2,3 milhões de toneladas, o volume é 45% superior ao acumulado no mesmo mês do ano passado e 31% maior do que janeiro de 2017, que até então sustentava o recorde do mês com 1,8 milhão de toneladas. O crescimento deve se repetir no mês de fevereiro, que ainda não teve a movimentação consolidada, com a perspectiva de chegar a cerca de 60% de acréscimo em relação a fevereiro de 2019.

O aumento registrado no primeiro mês do ano foi resultado do desempenho dos granéis líquidos, principal carga movimentada no porto, que somaram 1,8 milhão de toneladas, 754 mil a mais que em janeiro do ano passado, representando uma alta de 67%. A performance foi motivada pela elevação de carga da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), que só em janeiro recebeu 759 mil toneladas de petróleo bruto – 60% a mais no comparativo com o mesmo mês do ano passado.

“Nossas perspectivas são ainda melhores a médio e longo prazos. Acreditamos que a movimentação de granéis líquidos vai ser ainda maior com a venda da Rnest e conclusão de seu parque. Temos um terminal de granéis sólidos em transição, que devemos licitar até o final de ano, um novo terminal de contêineres a licitar e boas perspectivas, também, com o leilão de energia e a movimentação de gás por Suape. Sem falar nas novas empresas que estão se instalando em Pernambuco e vão querer utilizar o porto para distribuição de seus produtos”, observa o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho.

Comentários

Últimas notícias