Tecnologia

Google Cloud e Porto Digital oferecem curso para minorias sociais

Parceira escolheu 50 pessoas que aprenderão sobre computação em nuvem e sairão de curso prontos para entrar no mercado de tecnologia

Marília Banholzer
Cadastrado por
Marília Banholzer
Publicado em 11/03/2020 às 17:21 | Atualizado em 11/03/2020 às 18:30
DIVULGAÇÃO
Google Cloud e Porto Digital fazer parceria para capacitar minorias sociais em computação em nuvem - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Google quer expandir o número de empresas usuárias da sua ferramenta Google Cloud. Para isso ele precisa contar com pessoas que saibam usar o produto dentro das empresas. Com isso, focando em qualificar esse capital humano, a multinacional da tecnologia firmou uma parceria com o Porto Digital, no Recife. No projeto pioneiro, um grupo de 50 pessoas passará por um curso gratuito.

Os escolhidos para fazer parte da capacitação são pessoas, em sua maioria, de escolas técnicas do Estado e que representam as chamadas minorias sociais – baixa renda, população negra, mulheres e LGBTQIA+. A seleção foi feita pelo Porto Digital dentro de um grupo de mais de 300 inscritos.

Duas alunas de desenvolvimento de sistemas da Escola Técnica Estadual Professor Antônio Gomes da Costa, na Encruzilhada, Zona Norte do Recife, farão parte do curso que começa no dia 16 de março e será realizado em uma das unidades do Porto Digital. As aulas durarão cinco dias e serão ministradas em período integral.

» JC é um dos vencedores do Desafio de Inovação Google para a América Latina

Lays da Silva, 27 anos, e Janaína Santos, 31 anos, estão animadas com a possibilidade de ampliar seus conhecimentos em uma área que anseia por profissionais qualificados. "Ganhei meu primeiro computador ao 15 anos e me apaixonei pela área de tecnologia. Hoje tenho certeza que quero trabalhar nesse ramo", diz Lays. Já Janaína conta que foi incentivada pelo esposo a seguir carreira na área de TI: "Ele já trabalha com tecnologia e vive dizendo que é para eu estudar para entrar nesse setor que ainda tem poucas mulheres trabalhando", conta a estudante.

DIVULGAÇÃO
Lays e Janaína esperam se qualificar para entrar no mercado de tecnologia - DIVULGAÇÃO

Os alunos selecionados para o curso de Google Cloud aprenderão conceitos básicos sobre infraestrutura e solução de armazenamento de dados em nuvem. Também serão aprendidas visões gerais sobre inteligência artificial e machine learning. A proposta é que ao final do curso os selecionados façam uma espécie de estágio por três meses em empresas aportadas no Porto Digital, para desenvolver o que foi aprendido.

O presidente do Google Cloud para a América Latina, Eduardo López, conta que oferecer um projeto de impacto social era seu sonho. No Recife ele encontrou a união entre capital humano e infraestrutura para colocar o plano em prática. Segundo ele, a ideia é que hajam outras turmas e que o projeto seja levado para outras cidades, mas tudo depende da avaliação feita após a primeira turma.

Foco na empregabilidade

Eduardo López ressalta ainda que a necessidade de pessoas bem qualificadas na área de tecnologia da informação é algo que preocupa a maioria das empresas do setor. "Quero que os clientes usem a ferramenta, então preciso formar pessoas que possam implementar nossos projetos nos negócios dos nossos parceiros. Nosso foco é na qualificação, mas principalmente na empregabilidade", reforça o executivo do Google.

Ao fim da capacitação os jovens estarão aptos para oportunidades na posição de “Analista de Nuvem Jr” ou para estágios na área de TI. Por isso, a expectativa do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, é que os alunos desse curso estejam empregados em curto prazo. "Tenho falado muito sobre a necessidade de gente qualificada para a área de TI. Esse tipo de profissional que entende de Google Cloud, por exemplo, tem sido buscado por empresas como Serttel e Pitang, que nossos parceiros", avalia Lucena.

Em empresas locais, o salário inicial de uma Analista de Nuvem Jr gira em torno dos R$ 2.500 e pode chegar aos R$ 25 mil no decorrer da carreira.

DIVULGAÇÃO
Google Cloud e Porto Digital fazer parceria para capacitar minorias sociais em computação em nuvem - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias