Agronegócio

Acordo entre BNB e OCB deve beneficiar cooperativas em Pernambuco

Cerca de 70 mil pessoas ligadas ao cooperativismo do ramo agro devem ser beneficiadas no Estado

Marília Banholzer
Cadastrado por
Marília Banholzer
Publicado em 11/03/2020 às 19:39
DIVULGAÇÃO
Banco do Nordeste e Organização das Cooperativas Brasileiras firmam acordo que deve beneficiar cooperativas do setor Agro - FOTO: DIVULGAÇÃO

Um acordo de cooperação assinado entre o Banco do Nordeste e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) deve beneficiar cerca de 70 mil pessoas ligadas ao cooperativismo no ramo do agronegócio em Pernambuco. O acordo tem o objetivo de disciplinar ações integradas a fim de expandir e melhor qualificar o atendimento a empreendimentos cooperativos e a produtores rurais cooperados.

A parceria estabelece apoio financeiro às cooperativas de produção agropecuária localizadas na área de atuação do Banco – nove Estados do Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo - e que desenvolvem atividades produtivas ligadas aos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal. E prevê atender, prioritariamente, cooperativas de produção cujas propostas estejam localizadas nos territórios do Plano AgroNordeste.

De acordo com a modalidade de financiamento, os limites variam de 70% a 100%, com taxa de juros que pode ser pré-fixada, variando de 4,97% a.a. até 5,65% a.a., para pequenos e miniprodutores, ou pós-fixada. Os prazos vão de 240 dias até 15 anos, e a carência, de 6 meses a cinco anos.

Linhas de financiamento oferecidas

As linhas de financiamento inseridas no acordo são o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural do Nordeste (FNE Rural), Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca (FNE Aquipesca), Programa de Financiamento à Inovação (FNE Inovação), FNE Sol, Programa de Financiamento à Agropecuária Irrigada (FNE Irrigação), Créditos de Custeio e Créditos para Comercialização, todas com recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.

Comentários

Últimas notícias