COVID-19

Vai trabalhar em home office por causa do coronavírus? Saiba como funciona

Muitas empresas adotaram o home office para que os funcionários não precisem sair de casa

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 17/03/2020 às 17:27 | Atualizado em 17/03/2020 às 20:51
EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM
Trabalhando duro, a equipe da Mr. Plota precisou de apenas três anos de existência, quando iniciou suas atividades com a proposta de criar conteúdo digital com o Mundo Bita, através do disco Bita e os animais, para aplicativos para dispositivos móveis – tablets e celulares – focado no público infantil e com conteúdo educativo e de qualidade. Palavras Chaves: Desenho - Criação - Bita - Infantil - computador - informática - audiovisual - conteúdo digital - aplicativo - animação ## - FOTO: EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM

A pandemia do novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março de 2020, já alterou a rotina de milhares de pessoas em vários países. Um último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde apontou que há 291 casos confirmados em todo o país. O primeiro óbito de um paciente infectado pelo novo vírus foi registrado nesta terça-feira (17), em São Paulo. Em Pernambuco, com 18 casos confirmados da doença até esta terça-feira, escolas particulares e públicas, universidades e institutos federais já tiveram as aulas suspensas, shoppings centers funcionarão em horário reduzido, eventos foram adiados e empresas adotaram o home office para garantir a segurança das pessoas. Mas como funciona o home office? O Jornal do Commercio conversou com a mestre em direito do trabalho e advogada trabalhista Bianca Dias para entender a modalidade.

Segundo explicou Bianca, o home office funciona da seguinte forma:

  • O empregado e empregador entram em comum acordo sobre o horário de trabalho, caso ocorra alguma alteração. No entanto, inicialmente está previsto o horário normal de cada funcionário. Exemplo: se o empregado trabalha de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, ele continuará a trabalhar neste mesmo horário, exceto se houver um termo, assinado por ambas as partes, que comprove a mudança no horário;
  • A advogada disse que o empregador poderá controlar os horários de cada funcionário, entre outros meios, a partir da produtividade, acesso à rede da empresa, e a partir de e-mails;
  • A hora-extra está permitida, desde que haja o pagamento das horas trabalhadas;
  • O home office não dá direito ao empregador de descontar férias, salário, 13° salário, horas trabalhadas, e o tempo de serviço e tempo de contribuição junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não será afetado;
  • Caso a empresa institua o home office e o trabalhador esteja de atestado médico, esteja ele com suspeita de coronavírus ou não, ele não poderá trabalhar em casa. Apenas quando os dias de atestado acabarem.

Como trabalhar em home office?

A mestre em direito do trabalho ressaltou que, para trabalhar em casa é necessário que o trabalhador seja disciplinado. “No home office a gente tem que ter muita disciplina. Quem se distrai facilmente, quem mora com várias pessoas, quem tem criança em casa, vai ter que achar uma maneira de atender àquela demanda”, comentou.

Dicas para trabalhar em casa

  • Tenha o material necessário;
  • Fique isolado das outras pessoas para que não ocorra distrações;
  • Não divida o equipamento de trabalho (computador) com outra pessoa durante o expediente;
  • Tire o pijama e coloque alguma roupa que o faça se sentir fisicamente no trabalho.

Mapa de coronavírus no mundo 

 

Primeira morte por coronavírus no Brasil é registrada

O Estado de São Paulo confirmou a primeira morte de um paciente infectado pelo novo coronavírus. A vítima é um homem de 62 anos que tinha histórico de diabetes e hipertensão. Ele começou a apresentar sintomas no dia 10 de março, foi internado na UTI no 14 e morreu nessa segunda-feira (16). São Paulo é o estado com o maior número de casos da doença, com 164 pacientes, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (17). No Brasil, há 291 pessoas infectadas pelo novo vírus. Em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), até essa segunda foram registrados 18 casos confirmados. Um novo balanço será divulgado pela SES-PE nesta terça. 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias