MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Agências do INSS funcionarão em regime de plantão para tentar conter coronavírus

A medida faz parte de um conjunto de ações tomadas pelo Governo Federal e anunciadas nesta quinta-feira (19)

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 19/03/2020 às 17:32 | Atualizado em 19/03/2020 às 18:17
Foto: Acervo JC Imagem
Os segurados receberão orientações sobre como usar os canais remotos do INSS - FOTO: Foto: Acervo JC Imagem

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) trabalharão em regime de plantão em uma tentativa do Governo Federal frear a disseminação do novo coronavírus no País. A medida faz parte de um conjunto de ações tomadas pelo Ministério da Economia. O ato que implementa a mudança no INSS, válida inicialmente até o mês de abril, será assinado ainda nesta quinta-feira (19) e publicado nesta sexta-feira (20). A recomendação, contudo, é que as pessoas evitem ao máximo se dirigir aos postos do INSS.

De acordo com o secretário de Previdência, Narlon Gutierre, o atendimento será ofertado, principalmente, por canais remotos, como o aplicativo Meu INSS. Haverá três tipos de trabalho: o presencial (servidores trabalharão presencialmente em regime de plantão), semipresencial (servidores trabalharão parte em casa, parte nas agências) e o teletrabalho (servidores trabalharão em casa). Gutierre ressaltou que as agências de Previdência Social estarão em funcionamento para orientação das pessoas que têm dificuldade em utilizar os canais de atendimento remotos.

O Ministério da Economia anunciou também que está temporariamente suspensa a validação da procuração pública para a realização dos saques no INSS por terceiros. Durante esse período, o procurador poderá ir diretamente ao banco e sacar o recurso sem precisar da averbação da procuração no INSS

Medidas como a antecipação dos benefícios por incapacidade sem a necessidade de perícia, o benefício de prestação continuada (BPC) e o pagamento de R$ 200 aos trabalhadores informais estão sendo debatidas e analisadas junto ao Congresso Nacional. 

Uma outra medida que entrará em vigor será a análise dos atestados médicos via aplicativo Meu INSS. O segurado deverá enviar o atestado para o aplicativo para que seja analisado e concedido o benefício.

Casos de coronavírus no Brasil

Nesta quinta-feira (19), o Ministério da Saúde anunciou que subiu para 621 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. O número de óbitos também aumentou, chegando a seis. Os óbitos aconteceram nos estados de São Paulo (4) e Rio de Janeiro (2). Há uma outra morte ainda não confirmada pelo ministério. Ocorreu em São Paulo e foi confirmada pela secretaria de Saúde paulista.

Em Pernambuco, há 28 casos confirmados da doença. O Estado é o único do Nordeste com transmissão comunitária. Os estados com casos confirmados são: São Paulo (286), Rio de Janeiro (65), Distrito Federal (42), Bahia (30), Minas Gerais (29), Pernambuco (28), Rio Grande do Sul (28), Paraná (23), Santa Catarina (20), Ceará (20), Goiás (12), Espírito Santo (11), Mato Grosso do Sul (7), Sergipe (6), Alagoas (4), Acre (3), Amapá (3), Pará (1), Tocantins (1), Paraíba (1), Rio Grande do Norte (1).

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos corretamente

Confira o mapa que mostra como a covid-19 se espalha pelo mundo

Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março de 2020, que a situação do novo coronavírus pode ser classificada como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de mortes pela doença subiu para cinco. A quinta vítima é uma mulher de 63 anos. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro.

Comentários

Últimas notícias