Os serviços bancários, incluindo as casa lotéricas, são essenciais e seguem funcionando neste período de quarentena causado pela pandemia de coronavírus. No entanto, nesses locais têm se formado filas de clientes que nem sempre respeitam uma distância segura para evitar a contaminação da covid-19. A maior parcela daqueles que buscam dos serviços presenciais é formada por idosos, ainda mais a partir desta quarta-feira (25), quando foi iniciado o calendário de pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS.
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Os grupos de risco estão sendo atendidos de forma prioritária, das 9h às 10h, antes do horário de atendimento do público geral, que desde esta terça-feira (24) passou a ser reduzido: das 10h às 14h. Mesmo assim, as agências bancárias estão limitando a entrada de pessoas nas agências e aos terminais eletrônicos. Este limitador explica as filas que ficam do lado de fora, tomando os estacionamentos.
Do lado de fora, bancários tentam esclarecer a população nas filas que são estão sendo atendidos os clientes sem cartão ou que precisem resolver questões essenciais. O aposentado Carlos Fernando Aguiar, 72 anos, saiu de casa nesta quarta-feira (25) para buscar o seu cartão de saque. "Faz dois meses que para receber tenho que ir para a fila. Hoje vim buscar para poder ir só até o caixa eletrônico e não precisar entrar na agência e me expor", comentou.
O também aposentado Alberto Aguiar, 69 anos, buscou atendimento bancário por ter bloqueado a senha do seu cartão. De máscara, ele foi à uma unidade e precisou enfrentar fila para resolver sua demanda. "Estou tentando tomar uma certa distância para tomar mais cuidados, mas o povo ainda fica muito junto. Vim meio preocupado, mas vim. É complicado", relatou.
Nas casa lotéricas também é possível flagrar longas filas, mas os profissionais têm orientado que os clientes fiquem a uma distância de pelo menos um metro um do outro. Com um fluxo menor do que o das agências bancárias, a medida de proteção tem sido cumprida. O aposentado Hélio Feitosa, 72 anos, foi a uma lotérica para pagar contas e se mostrou confortável com o distanciamento na fila. "Tenho saído pouco de casa, mas chegou a data de vencimento das contas e tive que vir. Pelo menos aqui as pessoas não estão todas juntinhas", comentou.
Febraban pede que bancos sejam evitados
A recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgada nesta terça-feira (24), é de que clientes e usuários do setor bancário que atendam às orientações das autoridades sanitárias, evitem se deslocar para as agências bancárias e deem preferência para usar produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais destinados à população.
"Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços. Nos aplicativos e internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento", diz a nota divulgada.
Atualmente, Pernambuco conta com 400 agências bancárias com mais de 10 mil funcionários. Somente no Recife há 5.500 bancárias, segundo do Sindicato dos Bancários no Estado.
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