PORTO DIGITAL

Entenda como a tecnologia será aliada de Pernambuco no combate ao novo Coronavírus

Oito empresas de tecnologia desenvolveram aplicações digitais para monitoramento, troca de informações e estímulo a solidariedade no combate a Covid-19

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 27/03/2020 às 14:33 | Atualizado em 22/07/2020 às 18:10
DIVULGAÇÃO
Parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Ministério Público de Pernambuco vai permitir que os projetos selecionados sejam implantados em pouco tempo na rede de saúde pública - FOTO: DIVULGAÇÃO

A rede de saúde pública de Pernambuco vai contar com ferramentas tecnológicas especialmente desenvolvidas para ajudar a combater o avanço do Coronavírus no Estado. O Porto Digital, junto com o Ministério Público de Pernambuco e a Secretaria de Saúde de Pernambuco divulgaram hoje (27) o resultado do Desafio Covid-19, concurso aberto de inovação tecnológica que distribuiu R$ 1,3 milhão entre os oito projetos vencedores que agora serão desenvolvidas em um curto espaço de tempo para implantação nos próximos dez dias.

No total, 543 projetos de soluções tecnológicas foram apresentados, vindos de vários estados do Brasil e ainda do Reino Unido, Estados Unidos, França e Espanha. Depois de uma seleção, foram escolhidos 71 projetos finalistas até se chegar aos oito vencedores, sendo três de empresas pernambucanas.

“A tecnologia é a nossa grande aliada no combate à propagação do novo Coronavírus. Com essas soluções vamos atuar em diversos campos como o monitoramento das pessoas que estão nos grupos de risco, via mobile, o acompanhamento do isolamento social necessário para evitar o contágio, a realização de testes e mesmo o apoio técnico e suporte aos agentes de saúde”, destacou o procurador-geral de Justiça de Pernambuco , Francisco Dirceu Barros.

"Tivemos uma participação muito importante não só do ecossistema de inovação de Pernambuco, mas de pessoas, empresas e entidades de outros estados do País. Essa mobilização é muito importante para enfrentarmos essa situação com seriedade e boas propostas, mas é apenas o primeiro passo. Agora vamos caminhar para levar resultados para os desafios que virão", afirmou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

A avaliação das ferramentas levaram em consideração questões como a possibilidade de monitoramento de pessoas, a atenção aos grupos de risco, passando pela possibilidade até de identificar e coibir possíveis aglomerações em contrário ao que determina as orientações das autoridades sanitárias. “O foco da nossa principal atuação é preservar a vida e garantir o atendimento dos pacientes que venham desenvolver os sintomas mais graves da doença. Essas soluções vão nos ajudar e muito no processo de identificação e monitoramento dos possíveis acometidos pelo Covid-19”, disse o secretário de saúde do Estado, André Longo.

SOLUÇÕES

Conheça as ferramentas tecnológicas que irão colaborar no combate à pandemia em Pernambuco:

Anjo Amigo - Empresa: Cells Digital (PE)

Rede colaborativa de apoio entre a sociedade e idosos acima dos 60 anos. A plataforma (site e aplicativo que trabalha experiência de uso gamificada) promoverá conexão, monitoramento, auxílio, informação e tratamento dos idosos em isolamento social. O apoio se dará através de voluntários que integrarão o grupo Anjos Amigos. Gente disposta a dar uma mão amiga aos idosos em cada estágio da evolução da doença.

Central de processamento de dados epidemiológicos - Empresa: Evolutix Gestão Tecnologia/Allis (RJ)

Gerenciamento do fluxo de informações em tempo real dos dados sobre casos epidemiológicos, obtidos a partir de diversas fontes, de forma integrada, permitindo por parte de profissionais de saúde o monitoramento, predição e gestão ao longo de todo ciclo de vida do caso. A partir do conceito de cenários, os dados são organizados e os fluxos e procedimentos são disponibilizados para facilitar a tomada de decisão para respostas mais ágeis à crise.

Dynamic Covid Tracking - Empresa: Dycovid (PE)

Alerta de aglomerações em tempo real baseado em geolocalização e classificação de fatores de risco. Será capaz de definir o grau de risco de contaminação a partir do cruzamento de dados históricos do fluxo de pessoas confirmadas com o vírus.

Tecnologia de geolocalização aplicada à mobilidade para entendimento do isolamento social - Empresa: In Loco (PE)

A partir da tecnologia de geolocalização serão criadas campanhas para conscientizar cidadãos que estão em situação contrária ao recomendado no cenário de isolamento social, como pessoas visitando shoppings, parques, etc; e criação de um escore de isolamento social que será calculado diariamente com o objetivo de mensurar a evolução, ou não, do isolamento social em regiões geográficas, a partir do fluxo de mobilidade desses locais.

Xô Corona - Empresa: Nudging (DF)

Aplicativo que promove o isolamento social voluntário empregando ferramentas da economia comportamental, linguagem visual e gamificação, visando reduzir a velocidade de propagação da Covid-19.

Medvelox - Empresa: Medvelox (RJ)

Aplicativo de comunicação móvel customizado para necessidades de equipes médicas. É um WhatsApp médico, onde os grupos são “rounds” (termo médico para rodada de atendimento), existe funcionalidade de anexar exames a pacientes, ver gráficos da evolução dos quadros de pacientes, dentre outras funcionalidades.

COVID-19 Assist - Empresa: eHealth Potiguar (RN)

Aplicativo que permite a consulta rápida a protocolos que auxiliam na tomada de decisões clínicas de forma atualizada, baseando-se em evidências. Será uma ferramenta para educação e preparação dos profissionais de saúde de forma rápida. Também monitora o status de saúde dos agentes, incentiva uma cultura de segurança e reforça o engajamento profissional no combate à pandemia.

Diagnóstico fácil e rápido em lugares distantes de grandes centros técnicos, científicos ou hospitalares - Empresa: Grupo de Biologia Molecular de Malária (SP)

Método em uma única etapa que cumpre papel de diagnóstico rápido da SARS-CoV 2 sem necessidade de equipamentos de ponta e equipe extremamente especializada para sua execução. Possibilitar a análise em cerca de quatro horas, diminuindo custos, tempo e evitando a superlotação de diagnósticos em centros especializados.

Comentários

Últimas notícias