Expectativa

Saque de salários e contas a pagar podem levar mais pessoas às ruas em momento crítico da curva do coronavírus

Considerados serviços essenciais para a população, bancos, mercados e supermercados não fecharam as portas durante o isolamento e continuarão em funcionamento no começo de abril, prova de fogo para a quarentena brasileira

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 29/03/2020 às 23:14 | Atualizado em 29/03/2020 às 23:15
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
AJUSTE Imposto Sobre Operações Financeiras é cobrado em transações de crédito com menos de 30 dias - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O endurecimento das medidas de controle do avanço do novo coronavírus no Brasil, implementadas por Estados e municípios na metade do mês de março, retirou grande parte dos brasileiros das ruas, sobretudo nos grandes centros. Nesta semana, contudo, inicia-se um novo mês. E, com ele, boletos a vencer, salários e benefícios a receber e suprimentos a repor, que prometem quebrar – ao menos parcialmente – o isolamento social que vinha ocorrendo no País

O professor e filósofo Ernesto de Medeiros, por exemplo, se manteve em casa nas últimas duas semanas, mas conta que precisará ir ao banco no início de abril, pois a reserva em dinheiro que possuía já está prestes a acabar. “Essa semana, eu vou ter que ir a um caixa eletrônico para sacar dinheiro, não tem o que fazer. Já estava fazendo o pagamento de contas pela internet, mas nem tudo se pode comprar por meios eletrônicos. E, com duas crianças em casa, eu preciso de dinheiro em mãos para qualquer emergência que apareça”, argumentou.

>> Curada após se infectar pelo novo coronavírus, advogada diz que "isolamento é um gesto de amor"

>> Sobe para 73 o número de casos de coronavírus em Pernambuco, sem novas mortes

>> Twitter retira do ar postagens de Bolsonaro sobre passeio em Brasília que contrariavam prevenção ao coronavírus

>> Brasil tem 4.256 casos de coronavírus e registra 136 mortes

Considerados serviços essenciais para a população, bancos, mercados e supermercados não fecharam as portas durante esse período e continuarão em funcionamento no começo de abril, prova de fogo para a quarentena brasileira. Para tentar minimizar a possibilidade de contágio, contudo, os estabelecimentos adotaram protocolos de segurança para proteger clientes e funcionários da covid-19.

No caso das agências bancárias, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda seus clientes a usarem, preferencialmente, os canais de atendimento digitais para realizar transações, como transferências e consulta de saldo, por exemplo. “Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços. Nos aplicativos e internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento”, diz comunicado publicado no site da Febraban.

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
A maior parte dos que insistem em furar a quarentena é formada por idosos - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Angela Maria. Movimentação nos bancos e casas lotericas de Olinda com o novo coronavírus, Covid-19. Caixas eletrônicos. - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Movimentação nos bancos e casas lotericas de Olinda com o novo coronavírus, Covid-19. Caixas eletrônicos. - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Há várias cidades em que as lotéricas estão fechadas por conta da pandemia do coronavírus - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Movimentação nos bancos e casas lotericas do Recife e Olinda com o novo coronavírus, Covid-19. Caixas eletrônicos.Caixa Econômica Federal em Casa Amarela. - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O órgão afirma, também, que a higienização de caixas eletrônicos foi intensificada e que agências bancárias estão funcionando em horário diferenciado para evitar aglomerações: das 9h às 10h para atendimento exclusivo de idosos, e no restante do expediente para o público em geral, mas com limite de pessoas no interior das unidades bancárias.

De acordo com a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), como o movimento nos estabelecimento do Estado caiu drasticamente desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou o isolamento da população devido ao coronavírus, o esperado é que, mesmo no início do mês, o fluxo de clientes continue baixo. “No início do isolamento nós tivemos um pico de movimentação em algumas lojas, mas nós trabalhamos na informação de que não havia necessidade de estocagem, pois o setor iria estar aberto, e que era necessário evitar aglomerações e as pessoas se conscientizaram. A partir daí, notamos uma mudança brusca no perfil de pessoas que frequentam as unidades. Antes iam famílias inteiras fazer compras, hoje, percebemos que as pessoas optam por ir sozinhas ou, no máximo com mais uma pessoa. O movimento caiu muito, principalmente entre crianças e idosos”, explica Silvana Buarque, superintendente da Apes.

Evelyne Solidonio, coordenadora do curso de Biomedicina do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), reforça que o ideal, neste momento, é que as pessoas continuem a evitar deixar suas casas. Nos casos em que for necessário ir à rua, a biomédica lembra dos cuidados que devem ser tomados para driblar o novo coronavírus.

“Para evitar contaminação é preciso evitar ir à rua com muitos adereços, como brincos, colares e relógios, pois todos eles precisarão ser higienizados no retorno à residência. Na rua, é imprescindível evitar o contato das mãos com os olhos, boca e nariz. Como em bancos ou casas lotéricas é mais difícil conseguir ficar a uma distância mínima de 1 metro entre uma pessoa e outra, nesse caso é indicado o uso de uma máscara, mas em qualquer outra circunstância ela deve ser evitada se a pessoa não estiver com nenhum sintoma, pois quem não tem costume de usá-la tende a levar as mãos ao rosto durante a utilização”, pontua Evelyne.

EMPRESÁRIOS

O mês de abril vem também com preocupação para empresários - sobretudo os de menor porte - que terão, pela primeira vez desde o início do isolamento social, que pagar seus funcionários. “Essa é uma preocupação generalizada de todo o setor produtivo, até porque a maioria dele é de micro e pequenas empresas e estas vendem hoje para pagar amanhã. Não se tem nessas empresas gordura para queimar durante o fechamento do comércio. E não é só a questão salarial, mas também custos com fornecedores, empréstimos, impostos e muitas outras coisas que vão pesar nos bolsos desses empresários”, detalha Rafael Ramos, economista da Fecomércio-PE.

Na última sexta-feira (27), o Banco Central anunciou a criação de uma linha de crédito de R$ 40 bilhões para financiar os salários de trabalhadores vinculados a pequenas e médias empresas. O empréstimo vai ajudar os empresários a honrar suas folhas de pagamento por dois meses e terá taxa de juros reduzida. Para Ramos, a medida é insuficiente para apoiar o setor.

“O empresário vai passar esse tempo de isolamento sem faturar e quando ele voltar haverá ainda um momento de recuperação. Mesmo com carência e juros subsidiado, ele terá uma dívida a mais e isso, a longo prazo, pode significar outras restrições, como menor investimento, contratação menor. O governo deveria reavaliar essa questão e, de fato injetar dinheiro, como ele vai injetar na renda das famílias”, diz o economista, referindo-se ao auxílio de R$ 600 para pessoas de baixa renda aprovado semana passada na Câmara dos Deputados e que deve ser votado hoje no Senado.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias