economia solidária

'No bairro tem': plataforma cataloga pequenos negócios no Grande Recife em tempos de coronavírus

Produto foi desenvolvido pelo Departamento da Informação da UFPE para contornar dificuldades da quarentena

Maria Lígia Barros
Cadastrado por
Maria Lígia Barros
Publicado em 30/03/2020 às 12:01 | Atualizado em 30/03/2020 às 12:07
REPRODUÇÃO
Cadastro de empresas na plataforma 'No bairro tem' está aberto - FOTO: REPRODUÇÃO

As medidas de distanciamento social impostas para conter o avanço do novo coronavírus são desafiadoras para os negócios, principalmente para os pequenos empreendimentos. O tempo força os estabelecimentos a adotar estratégias para minimizar perdas, como delivery, vouchers e divulgação pelas redes sociais.

No entanto, a pulverização da informação pode ser um empecilho para os consumidores encontrarem os serviços. Para contornar o problema, alunos e docentes do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) elaboraram uma plataforma que agrega pequenos negócios da Região Metropolitana do Recife (RMR) por localidade. "O momento é de ajudar o comércio do seu bairro", diz a mensagem do site.

>> Veja se você tem direito a receber benefícios como o abono salarial e o saque imediato do FGTS

>> Sobe para 141 o número de mortos pelo coronavírus no Brasil

No ‘No bairro tem’, empreendedores podem cadastrar gratuitamente sua empresa e os clientes podem buscar o catálogo por opções perto de casa e incentivar comércio e serviços local.

Por ora, o site funciona apenas para o catalogação das empresas. O serviço de busca está previsto para abrir nesta terça-feira (31). Até o fim da manhã desta segunda-feira (30), mais de 155 empreendimentos já foram registrados.

Para cadastrar seu negócio, basta acessar o formulário, por computador ou celular, e inserir informações. São aceitas lojas dos setores de farmácia, alimentos e bebidas, água e gás, serviços profissionais e materiais de construção, elétrica e similares. É possível preencher as redes sociais no formulário de inscrição.

Comentários

Últimas notícias