Jeep vai construir hospital com 100 leitos em Goiana para ajudar no tratamento do coronavírus

Iniciativa é uma das ações que o grupo FCA (Fiat-Chrisler Automobiles) irá implantar no Brasil e na Argentina para combater a pandemia do Coronavírus e que envolve ainda fabricação e reparo de equipamentos hospitalares

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 31/03/2020 às 17:36 | Atualizado em 31/03/2020 às 18:31
BRUNOSILVEIRA/DIVULGAÇÃO
Novo centro médico fará parte da estrutura da UPAE de Goiana (PE) e será entregue até a metade deste mês de abril - FOTO: BRUNOSILVEIRA/DIVULGAÇÃO

A construção de um hospital de campanha, que depois se tornará uma estrutura permanente, em Goiana (PE), com capacidade para 100 leitos foi a principal medida anunciada nesta terça-feira (31) pelo presidente do grupo FCA para a América Latina, Antonio Filosa. A iniciativa faz parte de uma série de ações do grupo para combater a pandemia do coronavírus nas localidades onde o grupo FCA mantém fábricas: Betim (MG), Goiana (PE) e Córdoba (Argentina).

Em Pernambuco, a Fiat Chrysler ainda irá fazer o empréstimo de viaturas às equipes de saúde, doar roupas e equipamentos de segurança para o SAMU, doar 30 mil máscaras, 50 quilos de álcool em gel e recuperar junto com o SENAI cerca de 270 respiradores pulmonares que estão fora de uso na rede pública de saúde. A FCA ainda vai utilizar as impressoras 3D da fábrica da Jeep, em Goiana, para produzir “face shields”, espécie de escudo de segurança para o rosto, utilizado por profissionais no atendimento a casos contagiosos.

“Nosso programa está baseado em uma estratégia coordenada e multidisciplinar, que abrange desde doações às autoridades da saúde até o aproveitamento dos conhecimentos e habilidades de nossos profissionais em áreas como engenharia, manufatura, design, finanças, compras, logística e direito para auxiliar em diversas frentes no combate aos efeitos da pandemia no Brasil”, afirmou Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina.

O grupo FCA não divulgou quanto está investindo nas ações de combate ao Coronavírus. “Estamos trabalhando em cooperação estreita e altamente positiva com todas as esferas governamentais, tendo como prioridade contribuir de forma efetiva nas áreas onde há maior necessidade. O momento pede união de esforços, e a FCA faz questão de se fazer presente e atuante”, disse Filosa.

HOSPITAL

A FCA já iniciou a montagem de um hospital de campanha totalmente equipado para o atendimento de casos da Covid-19 registrados em Goiana e região, na Zona da Mata Norte. O prédio, construído pela FCA para a instalação de uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), está em fase de adequação para abrigar 100 leitos, sendo três do tipo sala vermelha (para abrigar casos mais graves, que precisem de estabilização até o deslocamento para uma UTI) e outros 97 em enfermaria. A estrutura vai oferecer ainda dez consultórios, uma sala de triagem, posto de enfermagem, sala de inalação, sala de administração, banheiros e vestiários, central de material e esterilização e sala de espera.

"Todos os espaços serão entregues equipados e prontos para operação na segunda quinzena deste mês de abril. O hospital será entregue ao governo de Pernambuco, que se encarregará de sua operação e manutenção. Após a crise da Covid-19, o hospital continuará a serviço da população, sob operação do Governo, funcionando como uma UPAE", afirmou Fernão Siveira, diretor de comunicação e sustentabilidade da FCA.

VENTILADORES PULMONARES

A FCA divulgou ainda que fará o reparo imediato de ventiladores pulmonares quebrados da rede de saúde. Estima-se que estejam fora de operação no Brasil mais de 3,6 mil desses aparelhos. Em Pernambuco e na Paraíba, o grupo FCA estima que sejam cerca de 275 aparelhos inoperantes. A fábrica da Jeep servirá como ponto de manutenção desses ventiladores que são essências no tratamento da insuficiência respiratória provocada pelo Coronavaírus.

Comentários

Últimas notícias