Empréstimo

Banco do Nordeste vai emprestar dinheiro para empresas do Porto Digital a 0,35% ao mês

Dinheiro deverá ser investido em capital de giro e está disponível não apenas para as empresas de tecnologia mas para pequenos negócios como bares, restaurantes e salões de beleza localizados no Bairro do Recife e bairros vizinhos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 01/04/2020 às 19:00
DIVULGAÇÃO
Banco não estipulou valor limite para o empréstimo de capital de giro. Pequenos empresários terão até três anos para saldar a dívida e carência de três meses - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Banco do Nordeste (BNB) e o Porto Digital articularam um socorro financeiro às empresas que integram o chamado quadrilátero do Porto Digital, que compreende os bairros do Recife, e parte dos bairros de Santo Amaro e Santo Antônio, no Recife. Através de uma linha de crédito especial o BNB vai financiar recursos para capital de giro de micro e pequenas empresas com taxas de juros a partir de 0,35% ao mês (4,4% ao ano) e ainda três meses de carência e até três anos para saldar a dívida.

“Esse financiamento não está disponível apenas para as empresas de tecnologia mas, sobretudo, para as pequenas empresas que prestam serviços nesses bairros. São negócios como bares, restaurantes, salões de beleza que hoje estão fechados e sem faturamento por imposição da prevenção ao Coronavírus mas que têm suas despesas com folha de pagamento de pessoal, aluguel, água e luz . A ideia é que num prazo muito curto esse dinheiro esteja à disposição dessas empresas”, afirmou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. Só no Porto Digital são 339 empresas de tecnologia, mas quando se soma as prestadoras de serviços acrescenta-se entre 200 e 400 empresas, calcula Pierre Lucena.

Para se candidatar a uma das linhas de financiamento do BNB é necessário que a empresa seja legalmente registrada (com CNPJ), não pode ser do tipo MEI (Micro Empreendedor Individual) e tenha mais de nove meses de faturamento declarado. “Para valores financiados de capital de giro até R$ 100 mil não é necessário a apresentação de nenhuma garantia real como hipoteca, penhor ou alienação fiduciária. Não há limites de valor para pedir o financiamento mas a empresa tem que apresentar suas necessidades para o capital de giro”, explicou Ernesto Lima Cruz, superintendente do BNB em Pernambuco. Os recursos para este financiamento são do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) que, só no ano passado, disponibilizou R$ 492 milhões.

PLANTÃO

Até a próxima sexta-feira (3), o BNB estará com um plantão por telefone para tirar dúvidas e orientar empresários que tenham interesse em solicitar o financiamento pelo número 3198.4200. Na próxima segunda-feira (6), os interessados já podem levar todos os documentos exigidos pelo banco para a concessão do empréstimo, no plantão presencial que será feito na unidade do Porto Digital na Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife, das 9h às 16h. O atendimento também poderá ser feito nas quatro agências do BNB no Recife ou através dos canais digitais do banco.

Comentários

Últimas notícias