Solidariedade

Conselho Regional de Química vai produzir álcool 70% para doação

Unidades de saúde e entidades filantrópicas serão beneficiadas pela doação que faz parte da campanha "química solidária"

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 01/04/2020 às 20:10
DIVULGAÇÃO
Empresas privadas e universidades estão participando da campanha doando materiais e cedendo laboratórios para a produção - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Conselho Regional de Química de Pernambuco, está engajado na campanha Química Solidária e já solicitou liberação à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) para a produção de álcool líquido e glicerinado 70%. Os produtos serão doados a unidades de saúde e entidades filantrópicas. A produção é possível com a doação de insumos por empresas do setor privado.

Uma companhia de bebidas doou mil litros de álcool e duas mil garrafas de 500ml e 200 ml para a campanha. Já uma empresa de saneantes doou frascos e tampinhas para o envasamento do produto que começaram a ser produzido nesta terça-feira (31), nas dependências da empresa. A presidente do Conselho Regional de Química Sheylane Luz, conta que a Academia Pernambucana de Química (APQ) também entrou na parceria e está colaborando com auxílio técnico e de logística.

Segundo Luz, a produção está – até o momento – restrita ao álcool 70% líquido e o glicerinado. “Ainda não conseguimos nenhuma doação de espessante. Por isso, não faremos álcool gel nesse primeiro momento”, comenta. Ela explica que a opção glicerinada é uma alternativa ao gel e mais interessante que a versão líquida do ponto de vista do consumo. “O álcool líquido é consumido muito mais rápido e tem um toque que incomoda algumas pessoas. O uso de glicerol e peróxido de hidrogênio evitam a sensação de ressecamento nas mãos causada pelo líquido”.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com seus laboratórios fechados e, por isso, vai doar mil litros de álcool 70% já prontos, mas não envasados. Empresas de outros setores disponibilizaram seus equipamentos para o transporte das doações. “Estamos muito felizes com o compromisso das empresas e profissionais”, comemora. “São químicos, empresas e sociedade civil, unidos pelo bem comum”.

CAMPANHA

O objetivo da Campanha Química Solidária é articular em todo país iniciativas para a produção do álcool em gel com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química. Também fazem parte da campanha ações para orientar a população e combater notícias falsas.

Comentários

Últimas notícias