TRABALHO EM CASA

Confira dicas de especialistas para facilitar adaptação ao home office em tempos de coronavírus

Entre as sugestões, há recomendações de como liderar uma equipe à distância, planejar horários, dividir tarefas, realizar reuniões online, além de como proteger dados corporativos

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 04/04/2020 às 5:00 | Atualizado em 04/04/2020 às 8:32
MARCELO APRÍGIO/JC
Muitas mulheres estão conciliando home office com o cuidado com os filhos e a casa - FOTO: MARCELO APRÍGIO/JC

Com o avanço do novo coronavírus (covid-19) e as medidas de isolamento social para tentar conter a doença, o home office virou uma realidade para muitos brasileiros. Quem não está acostumado com o teletrabalho está tendo que adaptar suas rotinas antes presenciais e vivê-las à distância com a ajuda de ferramentas digitais, em meio ao desafio de se manter concentrado e com uma comunicação eficiente com sua equipe.

» Acompanhe as últimas notícias sobre o novo coronavírus

A contadora Jacilene Barbosa, 49 anos, é uma das milhares de pessoas que adotaram pela primeira vez o home office e trocaram o escritório por um cômodo de sua casa para trabalhar, em tempos de coronavírus. Segundo ela, que divide a residência com irmãs, sobrinhos e uma pequena cadelinha, desempenhar as atividades profissionais remotamente é difícil, porém necessário. "Apesar de tudo ser novo e complicado para mim, trabalhar de casa é necessário”, diz ela, lembrando que depende do transporte público para ir ao trabalho e, portanto, estaria sujeita a aglomerações. A profissional sente-se mais concentrada em casa, o que, segundo ela, também é um ponto positivo.

Para ajudar quem está realizando teletrabalho, principalmente aqueles que nunca tiveram experiência com a modalidade, especialistas dão dicas para facilitar adaptação ao home office e ser produtivo durante pandemia da covid-19. Entre as sugestões, há recomendações de como liderar uma equipe à distância, planejar horários, dividir tarefas, realizar reuniões online, além de como proteger dados corporativos.

» Home office: veja dicas de cuidados com postura, equipamentos e jornada

Programe-se e tenha controle sobre suas atividades desde o início do dia. Essa é a dica da Marina Henning, especialista em branding e planejamento de carreira. “Não é porque a pessoa está em casa que uma rotina não é necessária”, pontua ela, ressaltando que os prazos de entrega não mudam, e, portanto, é preciso que cada pessoa crie um planejamento das atividades que são prioritárias.

MARCELO APRÍGIO/JC
A contadora Jacilene Barbosa é uma das milhares de pessoas que trocaram o escritório por um cômodo de sua casa para trabalhar - MARCELO APRÍGIO/JC
MARCELO APRÍGIO/JC
A contadora Jacilene Barbosa é uma das milhares de pessoas que trocaram o escritório por um cômodo de sua casa para trabalhar - MARCELO APRÍGIO/JC
MARCELO APRÍGIO/JC
A contadora Jacilene Barbosa é uma das milhares de pessoas que trocaram o escritório por um cômodo de sua casa para trabalhar - MARCELO APRÍGIO/JC
MARCELO APRÍGIO/JC
A contadora Jacilene Barbosa é uma das milhares de pessoas que trocaram o escritório por um cômodo de sua casa para trabalhar - MARCELO APRÍGIO/JC

Também é importante manter a equipe informada e com relatórios do que está acontecendo na empresa. Uma alternativa para se comunicar com os colegas de trabalho é a realização de reuniões online. Para Tathiane Deândhela, especialista em produtividade, esses encontros virtuais são importantes para ajudar no foco e alinhamento de metas e expectativas de toda a equipe. “A dica é que a reunião tenha pauta e não seja muito extensa”, aconselha ela, que também recomenda o aplicativo Zoom para realizar videoconferências.

Para ajudar os profissionais neste período de isolamento social, várias empresas de tecnologia liberaram gratuitamente softwares e aplicativos para reuniões online. Entre as ferramentas estão o Workplace, do Facebook, destinada a governos e serviços de emergência por 12 meses. A Microsoft também disponibilizou o Teams, serviço de comunicação, reuniões e planejamento. Já a Google liberou o acesso gratuito aos recursos avançados de videoconferência do Hangouts Meet em todos os países até o dia 1º de julho. Além dessas ferramentas, outras com o Trello, Asana, Slack, Mural, Miro e Cucko podem ajudar na organização da rotina de trabalho e das videoconferências.

» Saiba como fazer uma máscara de pano para se proteger do coronavírus

Apesar dos vários serviços disponíveis, outras medidas precisam ser adotadas para que as reuniões online sejam uma boa experiência para a equipe. Por isso, a especialista em infraestrutura Sylvia Bellio também recomenda cuidados com a qualidade da conexão de internet, com a escolha de um ambiente físico iluminado adequadamente para realizar o encontro virtual e com os equipamentos adequados para a atividade. Outra sugestão de Bellio é conversar com os familiares para explicar a mudança na rotina, principalmente se na casa houver crianças pequenas. “É importante avisar e explicar para as outras pessoas que vivem com você sobre a situação”, argumenta.

Proteção dos dados

Com tantos aparatos tecnológicos para trabalhar remotamente, um problema surge: a vulnerabilidade do ambiente de acesso virtual da casa do colaborador. Segundo Kelly Carvalho, assessora econômica da FecomercioSP, o roubo de dados pode gerar danos irreparáveis para as empresas. Por isso, ela alerta que é preciso rever o sistema de segurança do acesso remoto empresarial. “Em alguns casos, será necessário investimento, mas algumas medidas simples já podem auxiliar nesse primeiro momento”, afirma ela, apontando ações como a alteração periódica usuário e senha; cuidado com mensagens desconhecidas; e a atualização do sistema operacional e antivírus.

Comentários

Últimas notícias