Bolsa Família

Auxílio de R$ 600: para se inscrever no CadÚnico, grupo se aglomera em frente a Cras no Recife; governo lança aplicativo nesta terça

Os futuros beneficiários formaram uma fila em frente ao prédio, receberam fichas e preencheram um formulário. Os atendimentos tiveram início às 8h

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 06/04/2020 às 8:50 | Atualizado em 06/04/2020 às 12:01
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Os futuros beneficiários do Bolsa Família formaram uma fila em frente ao prédio do Cras Santo Amaro - FOTO: WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

Um grupo de pessoas compareceu à unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santo Amaro, no Centro do Recife, na manhã desta segunda-feira (6), causando uma aglomeração no local. Segundo a prefeitura, além de Santo Amaro, outros Cras, como o da Campina do Barreto, na Zona Norte, também está com grande quantidade de pessoas, procurando informações sobre o auxílio emergencial de R$ 600 que será oferecido pelo governo Federal, por causa da pandemia do novo coronavírus. No entanto, a orientação é que as pessoas permaneçam em casa, já que quem não é inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) poderá se inscrever através de um aplicativo que ainda será implementado.

Ainda segundo a prefeitura, as filas em frente ao Cras não são comuns, nem no início do mês. As que ocorreram na manhã desta segunda-feira são relacionadas ao coronavoucher. A gestão municipal aconselha que as pessoas não procurem os Cras sobre o auxílio emergencial e que aguardem as informações que serão divulgadas pelo governo Federal. A busca pelo Cras acontece porque, para ter direito ao recebimento de programas do governo federal, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, é preciso que a pessoa esteja inscrito no CadÚnico, que é um banco de dados de informações sobre as famílias em situação de pobreza no Brasil.

WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Os atendimentos tiveram início às 8h - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
As pessoas receberam uma ficha para preencherem - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Muitas pessoas foram ao local para se inscrever no Programa Bolsa Família - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
O Cras Santo Amaro fica na Avenida Norte, no Centro do Recife - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

Confira a íntegra da nota da Prefeitura do Recife sobre o caso:

A Prefeitura do Recife esclarece que, em relação ao auxílio emergencial que será pago pelo Governo Federal à população de baixa renda, nenhuma alteração ou nova inscrição no Cadastro Único para Benefício Sociais (CadÚnico) irá influenciar no recebimento ou não do benefício. Dessa forma, a população deve seguir as orientações do Governo Federal e acessar a plataforma digital, que está em fase de implantação pelo órgão. Por isso, a Prefeitura do Recife reforça que a população não deve se dirigir aos CRAS ou aos bancos neste momento. É importante atender as orientações do isolamento social para evitar a disseminação do Novo Coronavírus.

Para fazer a inscrição, é preciso fazer parte de uma família que ganhe até meio salário mínimo por pessoa ou que ganhe até três salários mínimos de renda mensal total. A inscrição no Cadastro Único é feita justamente no Cras. Porém, para realizar o saque do auxílio emergencial, como pessoa inscrita no CadÚnico, a inserção deveria ter sido feita até o dia 20 de março de 2020. As pessoas que não conseguiram até esta data deverão utilizar um sistema digital que está sendo desenvolvido e ainda não foi lançado. Ou seja, a alternativa é aguardar nas residências o lançamento do sistema, que está previsto para esta terça-feira (7).

De acordo com o governo Federal. A plataforma servirá para o Ministério da Cidadania identificar os trabalhadores informais, os microempreendedores individuais (MEI) e os contribuintes do INSS. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, estima que até 20 milhões de trabalhadores estão fora da base de dados do governo.

“Nós todos nos damos conta da dimensão que esse auxílio tem para a vida das pessoas em um cenário no qual a economia foi travada. Somente no Cadastro Único, temos 75 milhões de pessoas. São 65 milhões de CPFs conhecidos, o que dá 28 milhões de famílias. Se pensarmos que fora desse universo temos entre 15 e 20 milhões de pessoas que não têm registro em nenhuma base de dados do governo, vemos o tamanho do esforço que estamos fazendo”, detalhou Lorenzoni.

As pessoas que são beneficiárias do Programa Bolsa Família e que já têm cadastro no CadÚnico não vão precisar utilizar o aplicativo. O pagamento deles será feito de forma automática. É importante lembrar que o calendário do Bolsa Família continua normal.

Comentários

Últimas notícias