IMPASSE

Opep e Rússia buscam acordo após falha nas negociações que fizeram preço do petróleo cair; combustível pode voltar a subir

Por conta do impasse entre as gigantes do petróleo Opep e a Rússia, o preço do combustível caiu

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/04/2020 às 17:05 | Atualizado em 09/04/2020 às 17:26
Petrobrás/ Divulgação
A expectativa é que o acordo ocasione o corte entre 12 milhões e 20 milhões de barris por dia (bpd) - FOTO: Petrobrás/ Divulgação

Após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a Rússia não chegarem a um acordo sobre um possível corte na produção de petróleo devido ao novo coronavírus, o que fez o preço cair mais de 9%, os membros da Opep e de grandes produtores, incluindo a Rússia, voltaram a se reunir. O encontro para discutir os cortes aconteceu nesta quinta-feira (9), virtualmente. De acordo com informações da revista Exame, a Arábia Saudita e a Rússia, ex-aliada do gigante Árabe e da Opep, concordaram sobre a redução da oferta. Esse possível acordo acarretará no aumento do combustível.

A expectativa é que a decisão final sobre os cortes só seja anunciada nesta sexta-feira (10) e que o acordo ocasione o corte entre 12 milhões e 20 milhões de barris por dia (bpd). Atualmente, a Arábia Saudita produz 12 milhões de bpd e a Rússia 10 milhões de bpd.

Impasse

No dia 6 de março, Rússia e Opep travaram um impasse nas negociações do possível corte de produção de petróleo devido ao avanço do novo coronavírus. A Rússia rejeitou a proposta de reduzir quase 4% na produção mundial de petróleo cru.

Comentários

Últimas notícias