Com dificuldades para ter acesso aos meios digitais, muitas pessoas ainda não conseguiram solicitar o coronavoucher, como ficou conhecido o auxílio emergencial de R$ 600 destinado aos trabalhadores autônomos, informais e sem renda fixa, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Para ajudar essas pessoas o Instituto JCPM de Compromisso Social montou uma estrutura, com computadores e apoio individual, para preenchimento do cadastro. A ação, que começou na tarde da quinta-feira (16), segue até este sábado (18), das 9h às 12h, e tem como foco os moradores do Pina e de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife.
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Pescador há mais de três décadas, Joel Nascimento, 53 anos, sempre tirou do mar o seu sustento, no entanto, com a chegada da covid-19, viu seus clientes reduzirem o consumo, devido às medidas de isolamento social para conter a pandemia. À reportagem do Jornal do Commercio, ele disse que se encheu de esperança ao saber da disponibilização do auxílio emergencial, mas suas expectativas logo foram frustradas, porque ele não tem celular, nem acesso à internet. “Até tentei ir em uma lan house perto de casa, mas o sistema apresentava erro”, conta ele, que viu na iniciativa do IJCPM a chance de fazer ressurgir a esperança perdida. “Agora, com a ajuda do instituto, eu vou conseguir, com certeza. Bom seria que todos os bairros tivessem uma ajuda dessa, como nós da Brasília Teimosa temos”, afirma Joel, que deve usar o coronavoucher para pagar contas e comprar comida para a família.
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A dificuldade para fazer o cadastro individualmente também foi sentida pelo autônomo Amauri da Silva, 61. Segundo ele, há cerca de uma semana vem tentando se cadastrar pelo site e aplicativo, mas as tentativas têm sido vãs. Na quinta-feira, Amauri chegou a ir a uma casa lotérica, mas devido ao grande número de pessoas na fila, preferiu evitar aglomeração. “Ainda bem que o IJCPM está nos ajudando, porque eu já não sabia o que fazer para conseguir esse dinheiro”, diz ele. O autônomo elogiou também a organização da fila e a agilidade no atendimento. “Mesmo tendo várias pessoas, todas estão bem afastadas e resolvendo rapidamente seu problema”, pontua Amauri.
Responsabilidade social
Segundo a gerente de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Juliana Martorelli, a iniciativa nasceu após ser observado uma grande quantidade de pessoas que precisam da ajuda financeira encontrando dificuldades no preenchimento digital. “Apesar de simples, o ato de disponibilizar internet e colocar uma pessoa para auxiliar no cadastramento das informações pode fazer toda a diferença para quem está precisando desse dinheiro”, diz Juliana, que afirma que o IJCPM deve atender mais de 50 pessoas por dia até este sábado. “Estamos à disposição de quem precisar vir aqui, mas vale frisar a importância de ficar em casa para, dessa forma, evitar contaminação pelo coronavírus”, ressalta.
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