A busca pelo auxílio emergencial de R$ 600 concedido pelo governo federal e pela Caixa Econômica Federal tem sido desgastante e arriscada para muitas pessoas. Desde que o benefício começou a ser liberado, a população passou a se aglomerar nas áreas externas das agências e até a dormir nos locais para conseguir atendimento, ações consideradas perigosas diante da pandemia do novo coronavírus.
Mesmo todo procedimento sendo realizado por meio do aplicativo do auxílio emergencial, as pessoas, com dúvidas ou problemas com o uso da ferramenta, comparecem às agências na esperança de conseguir receber o valor. Nesta quinta-feira (23), a diarista Maria de Fátima falou que a espera por atendimento tem sido tão longa, que seu marido ficou na fila em seu lugar.
"Meu esposo veio ontem às 16h, passou a noite e madrugada para eu vir hoje, porque faço parte do grupo de risco da covid-19 e não posso me expor", declarou a mulher na fila da agência da Caixa do município de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Ela também contou que está no local para falar uma atendente, já que não consegue utilizar o aplicativo do auxílio.
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O grande número de pessoas tem sido um problema para a população e para a própria Caixa. No dia 14 de abril, as agências de Casa Amarela e da Encruzilhada, também na Zona Norte da capital pernambucana, foram multadas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Pernambuco (Procon-PE) no valor de R$ 40 mil e R$ 20 mil, respectivamente, por dia devido à aglomeração dos clientes.
Já nessa segunda-feira (20), o Procon-PE notificou a Caixa com uma medida cautelar que prevê multa diária de R$ 50 mil, por agência, para os estabelecimentos que estiverem descumprindo os procedimentos de evitar aglomerações. Mesmo assim, fiscais do órgão encontraram irregularidades nos locais nessa quarta-feira (22) e agências localizadas em Casa Amarela, Encruzilhada, Afogados, na Zona Oeste do Recife, Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana e do Recife Antigo, na Área Central da cidade, já foram penalizadas.
A autônoma Joilza da Silva chegou à agência de Casa Amarela às 5h30 desta quinta, ela disse que se cadastrou para receber o auxílio, mas que o chip do seu celular queimou, o que a impede de acompanhar a solicitação.
"Ontem eu vim para a agência e consegui falar com uma atendente que pediu para que eu voltasse hoje. Estou aqui com esperança de conseguir receber o auxílio, mas é muito ruim ter que passar por essa situação. Só estamos aqui, porque precisamos", desabafou. Para ela, a Caixa deveria oferecer uma triagem para orientar melhor os clientes e evitar aglomerações.
Nesta quinta-feira, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, reforçou, em entrevista coletiva, a importância dos bancos promoverem a organização das filas dentro e fora das agências, visto que, segundo ele, no feriado do Dia de Tiradentes, na terça-feira (21), o índice de isolamento aumentou.
"A procura aos bancos tem gerado a saída de muitas pessoas às ruas. No feriado tivemos um crescimento no índice de isolamento com 140 mil pessoas a mais em casa", disse.
Recomendações
Para o gerente de atendimento do Procon-PE, Pedro Cavalcanti, as áreas externas das agências, como calçadas e estacionamento, devem ser visualizadas com uma extensão dos estabelecimentos, portanto, a Caixa deve se organizar para prestar um serviço adequado ao consumidor.
“Na medida cautelar que notificamos a Caixa, apresentamos recomendações como distanciamento social de um metro, ter um funcionamento do banco para fazer triagem para cada 20 pessoas, além de distribuição de senhas de organizada e outras,” disse.
Questionada pela reportagem do JC sobre as medidas que estão sendo tomadas para resolver o problema do grande número de pessoas, a Caixa informou, por meio de nota, apenas que não é necessária a ida dos clientes às agências do banco. Confira a nota na íntegra:
"A CAIXA esclarece que não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível somente por este site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.
Para aqueles que forem considerados aptos a receber o auxílio emergencial, o banco está abrindo automaticamente a Poupança Digital CAIXA. Os que receberem o crédito por meio dessa conta podem, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também efetuar transferências ilimitadas entre contas da CAIXA ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.
O acesso e a movimentação da Poupança Digital CAIXA ocorrerá pelo app CAIXA Tem, disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Para utilizar o aplicativo, que tem fácil navegação e baixo consumo da memória do celular, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF. Além de movimentar a poupança digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços."
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