O Procon Pernambuco multou, nesta quinta-feira (23) seis agências da Caixa localizadas no Recife e em Olinda, por descumprir a determinação de evitar aglomerações que possam colaborar para a propagação do coronavírus. As agências multadas em R$ 50 mil, cada, por dia, foram as localizadas nos bairros da Imbiribeira, Afogados, Casa Amarela, Encruzilhada e Santo Antônio, no Recife, e a de Casa Caiada, em Olinda. Na próxima semana, as fiscalizações em agências bancárias continuarão na Região Metropolitana da capital e também, pela primeira vez, no interior do estado.
Os fiscais do Procon-PE constataram mais uma vez aglomerações nas entradas das agências e filas sem o devido distanciamento entre os consumidores, como é orientado pelas autoridades sanitárias. O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico disse que a fiscalização é necessária para ajudar a conter a epidemia de coronavírus. “É importante que a população saiba que o Procon não está preocupado em multar qualquer estabelecimento financeiro. O que nós queremos, e iremos continuar exigindo, é que o direito e a vida dos consumidores sejam respeitados”, afirmou o secretário.
AVISO
De acordo com o Procon-PE, a superintendência da Caixa Econômica havia sido notificada com a medida cautelar na última segunda-feira (20). O documento pedia a implementação urgente de medidas específicas para cada agência bancária como a presença de um funcionário para cada 20 clientes atuando na organização das filas formadas dentro e fora das agências.
Comentários