BENEFÍCIO

Mais de 42 milhões de pessoas tiveram o auxílio emergencial negado, diz Caixa

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2)

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 02/07/2020 às 16:57 | Atualizado em 02/07/2020 às 17:09
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Auxílio Emergencial do Governo Federal - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Durante uma coletiva de imprensa online na tarde desta quinta-feira (2), representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) fizeram uma atualização sobre o auxílio emergencial. Sem citar a data de pagamento da quarta parcela do benefício, o vice-presidente da Rede de Varejo, Pedro Henrique Ângelo, informou que, atualmente, 42,5 milhões de pessoas que solicitaram o auxílio foram classificadas como inelegíveis. Os dados apontam ainda que outros 65,2 milhões tiveram o auxílio aprovado.

A análise de quem está apto a receber é feita pela Dataprev. O auxílio emergencial é um benefício financeiro destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos, desempregados e pessoas de baixa renda e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. 

Até esta quinta-feira foram pagos R$ 112,5 bilhões aos mais de 64 milhões beneficiários. Quem ainda não se cadastrou a fim de receber o auxílio emergencial tem até as 23h59 desta quinta-feira. As cinco parcelas do benefício serão pagas aos que se inscreveram, e forem aprovados, dentro do prazo determinado.

Como se cadastrar

Quem estava no Cadastro Único até o dia 20 de março e que atende às regras do programa, recebe os pagamentos sem precisar se cadastrar no site da Caixa. Quem tem o Bolsa Família pode receber o auxílio emergencial, desde que ele seja mais vantajoso. Nesse período, o Bolsa Família de quem recebe o auxílio fica suspenso.

As pessoas que não estão inscritas no Bolsa Família nem no CadÚnico e preenchem os requisitos do programa podem se cadastrar no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA | Auxílio Emergencial, disponível nas lojas de aplicativos. Depois de fazer o cadastro, a pessoa pode acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no próprio site ou aplicativo.

O Ministério da Cidadania informou, na semana passada, que já recebeu mais de 124 milhões de solicitações do auxílio emergencial, sendo que cerca de 65 milhões foram considerados elegíveis e 41,59 milhões foram apontados como inelegíveis, por não atenderem aos critérios do programa. Existem ainda quase 17 milhões de inscrições classificadas de inconclusivas - quando faltam informações para o processamento integral do pedido. Quem estiver nessa situação deve refazer o cadastro por meio do site ou aplicativo do programa.

Mais informações sobre o auxílio emergencial também podem ser obtidas na página do Ministério da Cidadania na internet.

Comentários

Últimas notícias