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Golpistas oferecem falsos empréstimos com taxas antecipadas, alerta o Procon Recife

O Procon vem recebendo denúncias de usuários que foram vítimas dos estelionatários

JC
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Publicado em 18/08/2020 às 8:38 | Atualizado em 18/08/2020 às 8:53
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
REAJUSTE O novo valor representa um aumento de 5,26%, ou R$ 55, em relação ao piso atual, de R$ 1.045 - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

O Procon Recife informou, nesta terça-feira (18), que vem recebendo denúncias de usuários que foram vítimas de estelionatários que estão aplicando o golpe do empréstimo.

Segundo o Procon, na busca por contratar empréstimos através de lojas nas redes sociais, os consumidores estão recebendo ligações das supostas empresas oferecendo condições atrativas e sem burocracia. Os golpistas usam nomes de instituições financeiras conhecidas para aplicar o golpe do falso empréstimo.

Logo após a assinatura do suposto contrato, os golpistas informam que o consumidor precisa pagar uma taxa, alegando ser necessária para pagar certidões e agilizar a liberação do dinheiro.

Após o pagamento do valor pedido, ainda solicitam outros valores dizendo ser referente ao Imposto de Operações Financeiras (IOF). Então, rompem qualquer tipo de contato e o consumidor é lesado com a perda financeira.

"Essa conduta de pagamentos antecipados em contratação de empréstimos é proibida pelo Banco Central. Então, o consumidor deve sempre suspeitar de golpe nesses casos, porque uma empresa séria não faria esse tipo de cobrança", explicou Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife, em material enviado à imprensa.

Reaver o dinheiro

Ainda segundo o Procon, para tentar reaver o dinheiro, o consumidor deve primeiramente abrir um Boletim de Ocorrência (B.O.) - na delegacia ou através do site https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/. Depois, com os dados da empresa, poderá abrir uma reclamação no Procon, anexando o B.O.

"O grande problema é que a maioria das pessoas não se atenta às informações de endereço físico e CNPJ da empresa, e sem um endereço físico o Procon não tem como notificar e processar", concluiu Ana Paula.

Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Procon Recife está fechado para atendimento presencial. Para abrir um processo ou reclamação, é necessário preencher o formulário no LINK: www.is.gd/procononline. Reclamações também podem ser feitas através do email procon@recife.pe.gov.br ou pelas redes sociais do órgão.

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