Agreste

Polo de Confecções já comercializou mais de 10 milhões de máscaras e outros EPIs durante a pandemia

Confecção de novos itens foi alternativa para não parar a produção do Polo, no Agreste do Estado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/08/2020 às 21:07 | Atualizado em 19/08/2020 às 21:19
DIVULGAÇÃO/FUNASE
Programa alcançou 130 empresas e produção alcançou mais de 10 milhões de peças - FOTO: DIVULGAÇÃO/FUNASE

A pandemia do novo coronavírus obrigou os empresários do Polo de Confecções de Pernambuco se reinventar. As fábricas não foram obrigadas a suspender a produção, mas os centros atacadistas de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama fecharam. Com os principais canais de comercialização sem funcionar e sem ter a quem vender, as empresas partiram para outro negócio. O que o mercado precisava era de máscaras e outros equipamentos de proteção individual. Em abril, o Governo do Estado criou o projeto “Máscara para Todos”, oferecendo apoio técnico e linha de crédito principalmente para que micro e pequenas empresas conseguissem atender a demanda. O balanço é que 10 milhões de EPIs foram produzidos de lá para cá.   

Do total produzido, 8,7 milhões foram máscaras de tecido, além de capote hospitalar (1,3 milhão) e protetor de pés e toucas (22 mil). “São números expressivos que estão servindo de grande alternativa para as cerca de 130 empresas que fazem parte do projeto. É algo a comemorar por conta do momento difícil que toda a sociedade está passando”, afirma o presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), Wamberto Barbosa.

O NTCPE foi contratado contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para executar as políticas públicas direcionadas ao setor. A secretária Executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico, Maíra Fischer, destaca a importância do Poder Público nessa ação.

“O Governo de Pernambuco, por meio da AD Diper e do NTCPE, ajudou as empresas nesse processo de transformação de suas produções. Foram feitas capacitações técnicas para que as empresas pudessem ter os insumos necessários para produzir esses equipamentos. Além disso, foi criado um selo de conformidade onde as empresas, ao entrarem nesse programa, conseguiam demonstrar que estavam produzindo produtos prontos e na necessidade do mercado”, explica.

Ela também destaca a importância do acesso ao crédito para que a iniciativa desse certo. “Por meio de uma linha de crédito, a juros menores que os do mercado e mais desburocratizados, houve um aporte de recursos para que essas empresas pudessem fazer a aquisição de insumos necessários para essa produção. A partir daí, abriram-se mais portas para eles poderem comercializar todos esses equipamentos”, complementa.

O próprio governo foi um dos clientes da iniciativa, adquirindo, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), um lote de 1 milhão de máscaras de tecido do Polo de Confecções. Outras 550 mil máscaras de pano foram compradas pelo Santander, ao Polo de Confecções, e doadas ao governo estadual numa ação conjunta entre setor público e privado. As máscaras está sendo distribuídas à população e aos servidores que atuam no combate à covid-19. Também foram adquiridas 200 mil unidades de protetores faciais para abastecer os servidores que continuam trabalhando em contato com o público. É bom destacar que as máscaras de tecido não são indicadas para os profissionais da saúde.

VAREJO 

Além disso, desde o início de maio deste ano, está sendo possível adquirir, no site do “Máscaras para Todos” (www.mascarasparatodos.org.br), pacotes de cinco, dez, 50 ou 100 máscaras brancas e lisas, e pagar com cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Até o momento, já foram vendidas quase 12,2 mil unidades através da loja virtual.

As entregas dos pedidos aprovados até as 13h estão sendo realizadas por serviço de motoboy no mesmo dia, em no máximo três horas, no caso dos endereços localizados na cidade do Recife. Para os demais municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), ocorrem dentro de cinco horas. Compras realizadas no site depois das 13h têm as entregas realizadas no dia seguinte. Já para o interior do Estado e para o restante do país, o cronograma de entrega está sendo determinado pela plataforma dos Correios.

Na hora da compra, é feito o cálculo no site para definir o frete da entrega, que se baseia no CEP do comprador. Nos pacotes de 50 e 100 máscaras, o valor do frete já estará incluso no valor do produto. O centro de distribuição que foi articulado com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) fica na própria sede do NTCPE, no Bairro do Recife (Rua da Moeda, nº 46). O horário de atendimento é de 9h às 16h, e os pedidos serão despachados a partir das 13h.

Máscaras personalizadas também estão sendo comercializadas. Para ter acesso ao serviço é preciso entrar no site do “Máscaras para Todos” e clicar no slide das máscaras personalizadas. Lá, através do WhatsApp, será feita a negociação sobre a quantidade de máscaras (o número mínimo é 500), e se as peças serão bordadas ou se será utilizada a serigrafia. Neste último caso, poderão ser utilizadas até quatro cores em cada produto.

Comentários

Últimas notícias