PLANO DE CONVIVÊNCIA

Pernambuco libera eventos corporativos com até 100 pessoas a partir de segunda-feira (7)

Serão permitidos eventos realizados por empresas públicas, privadas, organizações sociais ou entidades sem fins lucrativos

Amanda Azevedo Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Carolina Fonsêca
Publicado em 03/09/2020 às 18:06 | Atualizado em 07/09/2020 às 16:25
DIVULGAÇÃO
MESA POSTA O setor, sobretudo no que diz respeito a festas como casamentos e aniversários, tem comemorado o retorno, mas quebrado a cabeça para conseguir atender ao público - FOTO: DIVULGAÇÃO

Atualizada às 22h35

Eventos corporativos poderão voltar a ser realizados a partir desta segunda-feira (7), desde que não ultrapassem as 22h e respeitem outras regras como público máximo de 100 pessoas ou ocupação de até 30%, o que for menor. A medida, anunciada pelo governo de Pernambuco na última quinta-feira (3), é válida para todo o Estado.

O setor foi incluído na fase 6 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a covid-19. Nesta etapa, estão permitidos eventos realizados por empresas públicas, privadas, organizações sociais ou entidades sem fins lucrativos. Todos precisarão cumprir os protocolos de higiene e distanciamento social.

A volta acontece de forma segmentada, eventos sociais devem ser retomados na etapa 9 do Plano de Convivência, ainda sem data prevista. "Dividimos os eventos em corporativos, sociais e culturais. Os eventos sociais, aqueles que têm o objetivo de socialização e comemoração, como casamento, batizado, aniversário, festas, estamos prevendo para a etapa 9, também com até 100 pessoas ou 30% da capacidade. Já para a etapa 10, acrescentamos o aumento da capacidade de todos os três tipos de eventos para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento", relatou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Pressão para retorno dos eventos

Com as atividades paradas há mais de cinco meses, profissionais ligados ao setor de eventos realizaram um protesto, na última terça-feira (1º), pedindo que o governo do Estado estabelecesse uma data para o retorno das atividades. O grupo se concentrou na Praça do Derby, área Central do Recife, e seguiu em passeata para o Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, também no Centro. 

Na avaliação da cerimonialista Tatiana Marques, presidente da seccional Pernambuco da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-PE), a movimentação da categoria foi fundamental para o anúncio da retomada. "Não tenho a menor dúvida de que só saiu porque nós pressionamos. Tenho certeza absoluta de que é efeito de uma grande mobilização. É um momento de comemoração", disse.

Com a volta dos eventos corporativos, a expectativa do setor é pelo retorno dos eventos sociais. "Estamos felizes, é um começo. Na esperança de poder atender todos os protocolos e cientes de que a saúde de todos, tanto clientes quanto colaboradores, está em primeiro lugar", afirmou o administrador da casa de recepções Blue Angel, Renato Mello.

 

Comentários

Últimas notícias