SEGURO SOCIAL

Sem perícia médica, veja serviços que estão funcionando nas agências do INSS

No Grande Recife, oito postos voltaram a funcionar apenas para atendimentos previamente agendados

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/09/2020 às 9:08 | Atualizado em 15/09/2020 às 9:18
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
O horário de atendimento nas agências é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h - FOTO: WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

Há cinco meses fechadas devido a pandemia da covid-19, agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o Brasil retomaram as atividades presenciais nessa segunda-feira (14). No Grande Recife, oito postos voltaram a funcionar apenas para atendimentos previamente agendados e com alguns serviços disponíveis.

A perícia médica, que estava prevista para voltar, no entanto, não foi retomada. De acordo com o órgão, nesse primeiro momento só serão realizados alguns atendimento, como:

  • Cumprimento de exigência
  • Justificação administrativa
  • Avaliação social
  • Reabilitação profissional

Segundo o INSS, a Perícia Médica Federal, ligada à Secretária Especial de Previdência e Trabalho, demandou adequações nas salas de perícias das agências do INSS para retornar à atividade presencial, após inspeção realizada entre os dias 8 e 9 de setembro. Por isso, ainda de acordo com o órgão, desde a última quinta-feira (10), o INSS começou a fazer as adequações o mais célere possível, para que o serviço possa ser oferecido à população.

A partir desta segunda-feira, as inspeções nas agências serão feitas em conjunto, entre o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Assim que for comprovada a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nas unidades.

Atendimento e orientações

O horário de atendimento nas agências é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de 1 metro das outras pessoas. Servidores do INSS usam equipamentos de proteção individual durante os atendimentos. Além disso, os segurados devem usar máscara.

Apenas as pessoas que fizeram agendamento por telefone, pelo site do órgão ou pelo aplicativo serão atendidas. "As pessoas só devem ir às agências estando com agendamento prévio feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Qualquer dúvida pode ser tirada pelo 135 ou pelo chat Helô. dentro do aplicativo", afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim Guimarães, na última sexta-feira (11), ao anunciar a reabertura.

Retomada em todo país

Assim como em Pernambuco, as agências do INSS espalhadas pelo Brasil devem seguir a série de protocolos para retomar as atividades presenciais, exceto por São Paulo que atendendo à ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social, o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) decidiu suspender a reabertura das agências devido à preocupação com as pessoas que venham a comparecer às agências do INSS sem os equipamentos de proteção adequados.

A suspensão da reabertura na cidade é válida até que sejam feitas novas vistorias e que seja apresentado um plano "eficaz e seguro" de retomada às atividades, além de testagem de todos os servidores do Estado para a covid-19.

Veja o endereço das agências que reabriram na Região Metropolitana do Recife

Casa Amarela - Recife
Estrada do Arraial, 3513 - Telefone: (81) 3268-1371

Corredor do Bispo - Recife
Rua Corredor do Bispo, 155 - Telefone: (81) 3222-6755

Areias - Recife
Rua Apura, 59 - Telefone: (81) 3251-5098

Moreno
Rua Ormezinda Vasconcelos, 99 - Telefone: (81) 3535-1191

Camaragibe
Avenida Doutor Belmino Correia, 2850 - Telefone: (81) 3458-1309

Olinda
Avenida Doutor José Augusto Moreira, 1600 - Telefone: (81) 3439-3226

Comentários

Últimas notícias