DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE

Sudene firma convênio com Pernambuco com investimento de R$ 340 mil para capacitar trabalhadores de indústrias

A formalização do convênio aconteceu na última quarta-feira (30), em reunião do governador Paulo Câmara com o o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/10/2020 às 14:41 | Atualizado em 02/10/2020 às 14:51
HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM
EM ALTA Metalurgia cresceu 27,1% entre novembro de 2020 e 2019 - FOTO: HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM

O Governo de Pernambuco e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) firmaram um convênio, formalizado na última quarta-feira (30), voltado para o Programa de Residência Tecnológica em Indústria 4.0, que tem o objetivo de revitalizar as indústrias por meio da capacitação de técnicos e gestores e, para isso, a autarquia repassará R$ 340 mil ao Estado. A formalização aconteceu em uma reunião entre o governador Paulo Câmara e o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto. 

Em um primeiro momento, serão firmados acordos com 20 indústrias pernambucanas, que serão viabilizados por uma parceria entre a Sudene e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), através da Universidade de Pernambuco (UPE). Os editais para cadastramento dos residentes estão abertos e vão até o dia 30 deste mês. A previsão é de que a aula inaugural aconteça no dia 15 de dezembro de 2020. 

Segundo o Governo de Pernambuco, o programa vai subsidiar as unidades industriais de Pernambuco no processo de transformação, ajudando na formação de profissionais com habilidades nas técnicas modernas de computação em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial. O Governo reforça que “o curso capitaneado pela UPE, é uma iniciativa multi-institucional que envolve professores de outras Instituições (UFRPE, CESAR, BACEN e MP-PE), além de profissionais de empresas (Iland e Valcan)”.

Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste 

A dimensão da inovação é a escolha estratégica do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) para reposicionar a produção e circulação de riqueza, emprego, oportunidades e qualidade de vida na área de atuação da Sudene. “Ciência, Tecnologia e Inovação” é um dos eixos do plano, que prevê, entre outras ações, a criação de condições para que as cidades intermediárias se apropriem das novas tecnologias digitais (IoT e indústria 4.0), fortalecendo a eficiência dos serviços públicos. Um dos projetos do eixo visa à consolidação e difusão da TIC associada a IOT, inteligência artificial e indústria 4.0, em interação com o conjunto da economia e dos serviços da Região. 

Comentários

Últimas notícias