Navegação

Porto de Suape ganha nova linha de cabotagem da empresa Mercosul Line

Linha NEXCO - Northeast Express Connection está operando na costa brasileira, com escalas nos portos de Suape, Salvador, Itaguaí e Santos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 05/10/2020 às 16:58 | Atualizado em 05/10/2020 às 16:58
Suape/Divulgação
Nova linha terá parada no Porto de Suape, incrementando a navegação de cabotagem - FOTO: Suape/Divulgação

O Porto de Suape começou a operar uma nova rota de cabotagem. O serviço é oferecido pela Mercosul Line, parte do Grupo CMA CGM, líder global em navegação e logística. A linha NEXCO - Northeast Express Connection está operando na costa brasileira, com escala nos portos de Suape, Salvador, Itaguaí e Santos. A primeira parada do navio CMA CGM ARISTOTE em águas pernambucanas aconteceu nesta nesta segunda-feira (05). O navio, C.C Aristote, tem capacidade de 1.700 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e saiu do Porto de Santos no dia 30 de setembro, iniciando a rota.

O NEXCO oferecerá a direção northbound, iniciando sua rota no Porto de Santos, seguindo para Salvador e chegando a Suape, e a direção southbound, que sai de Suape, segue para Itaguaí e depois retorna ao Porto de Santos. Com uma rotação de dez dias e meio, o NEXCO oferece um melhor lead time, grande eficiência multimodal e redução da emissão de CO2 comparado a outros modais.

“A Mercosul Line tem ambição de crescer e continuar atendendo os clientes que estão em busca de eficiência, segurança e sustentabilidade. O volume de cargas transportado via cabotagem no Brasil ainda está muito abaixo de seu potencial.”, explica Luiza Bublitz, CEO da Mercosul Line. “Seguimos com nosso compromisso na geração de empregos e criação de oportunidades no Brasil” completa.

“O Porto de Suape possui uma posição estratégica na região Nordeste e o novo serviço da Mercosul Line consolida nossa condição como hub regional. O NEXCO será muito vantajoso para empresas que possuem matriz no Sul e Sudeste do país e centros de distribuição no Nordeste, podendo utilizar essa logística de distribuição para todas as regiões com um tempo muito mais reduzido se comparado ao transporte rodoviário”, comenta o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho.

Suape é líder nacional na cabotagem entre os portos públicos brasileiros e concluiu o primeiro semestre de 2020 com 7.965.066 toneladas movimentadas neste tipo de navegação, alcançando um incremento de 13% em relação aos seis primeiros meses de 2019. O Porto de Suape é o maior operador de contêineres da região Nordeste. De janeiro a junho deste ano, houve crescimento de 2,4% no volume deste tipo de carga, somando 230.504 TEUs.

MERCOSUL LINE

A Mercosul Line é um armador de cabotagem e provedor de logística multimodal, e uma das líderes no mercado de cabotagem brasileiro. Fundada em 1996, é uma empresa especializada no transporte de cargas em contêineres, e oferece ampla cobertura entre os principais portos do Brasil, Argentina e Uruguai. Desde dezembro de 2017, é parte do Grupo francês CMA CGM, um líder global em navegação e logística.

No Porto de Suape, a Mercosul Line opera outras duas rotas de cabotagem, a BRACO, com parada nos portos de Santos, Paranaguá, Itajaí, Itaguaí, Pecém e Manaus e a PLATA, escalando os portos de Buenos Aires, Montevideo, Rio Grande, Itajaí, Santos, Pecém e Salvador.

 

Comentários

Últimas notícias