Emprego

É hora de se candidatar às vagas temporárias de emprego em Pernambuco

Nessa pré-fase, as empresas estão procurando profissionais para atuar, principalmente nos setores de indústria e logística. Depois começam a contratar para comércio e supermercados

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 05/10/2020 às 19:51 | Atualizado em 05/10/2020 às 20:17
Foto: Bianca Bion
CHANCE Logística é um dos setores que mais e está contratando neste período e ainda vai aquecer mais com a Black Friday, em novembro - FOTO: Foto: Bianca Bion

Com a retomada da economia, depois da fase mais crítica da pandemia do novo coronavírus, as empresas de captação de mão de obra temporária já começaram a cadastrar candidatos para as vagas de final de ano. Mesmo com a covid-19, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) acredita de o número deste ano deverá pelo menos empatar com o de 2019, quando só em dezembro 570 mil pessoas conseguiram uma oportunidade temporária. Este ano, com 13,1 milhões de desempregados no País, a disputa será acirrada. O alerta de quem entende do setor é não deixar para última hora e ir se cadastrando nos bancos das agências para aproveitar as chances trazidas pelo Dia das Crianças, Black Friday e Natal. 

"Numa pré-fase, as contratações costumam ser para as áreas de indústria e logística, que vão abastecer as lojas físicas e o e-commerce. Lá para novembro é que começa a procura para o comércio em geral e os supermercados. Ainda não temos estimativa do número de contratações para o final do ano, mas o próprio comportamento do mercado mostra que será igual ou até melhor do que o ano passado. Por isso, costumo dizer as pessoas que não fiquem esperando e já procurem se cadastrar nas empresas de trabalho temporário", observa o diretor regional da Asserttem, Cristian Giuriato.

Diretor da Asserttem e executivo da Umana - empresa especializada em recursos humanos para terceiros -, Cristian diz que já tem demanda de pelo menos mil pessoas para contratação temporária, principalmente nas áreas de logística e indústria de alimentos. "A economia está retomando e as pessoas estão se sentindo mais seguras em sair, por isso estamos confiantes de que 2020 deverá fechar com bom resultado para o trabalho temporário", reforça. 

OPORTUNIDADE

Ao longo do ano, a atividade apresentou um comportamento diferente. Enquanto o emprego formal e informal despencaram, a atividade temporária explodiu. Na avaliação da Asserttem, o trabalho temporário tem ganhado destaque por ser uma opção formal de contratação rápida, mais acessível financeiramente, flexível e que garante segurança econômica e jurídica tanto para os trabalhadores quanto para as empresas.

"A pandemia impulsionou as contratações. No momento de fechamento geral tudo parou, mas depois da reabertura, com as empresas  se reinventando e buscando alternativas formais de contratação, preservando os direitos, mas com oxigênio suficiente para acompanhar a oscilação da economia, o trabalho temporário se mostrou como o regime mais rápido, eficaz e seguro. A confiabilidade também foi outro fator, já regulamentação do trabalho temporário tem um histórico de 10 meses", detalha Cristian.   

Os dados da Asserttem confirmam o crescimento do trabalho temporário em 2020. Enquanto no primeiro semestre de 2019 o número foi de 679.020 pessoas, no mesmo período deste ano alcançou mais de um milhão (1.000.780). Para a segunda metade do ano, em que historicamente se contrata mais, a previsão é que chegue a 900 mil contratados, contra 800 mil de igual período de 2019. 

Em Pernambuco existem empresas que recrutam para trabalho temporário. Nos sites elas costumam apontar quais as vagas existentes, requisitos, salário (alguns casos) e a possibilidade de cadastrar o currículo e concorrer à vaga. 

Veja lugares para se cadastrar e concorrer às vagas temporárias:

UMANA BRASIL

Avenida Montevidéu n. 294
Bairro: Boa Vista - Recife - PE
Tel. 81.3139-4060
[email protected]

https://www.umanabrasil.com/para-as-pessoas/

MAZZINI 

Rua Sansão Ribeiro, 67 – Boa Viagem

Tel.: (81) 3034-1117
[email protected]
https://www.mazzini.com.br/2z-temporarios/

 

Comentários

Últimas notícias