Correios

Correios passam a permitir pagamento de taxas de importação pelo aplicativo

Até novembro, os Correios ampliarão as funcionalidades do aplicativo, incluindo a revisão de impostos

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 06/10/2020 às 18:15 | Atualizado em 04/11/2020 às 18:17
Divulgação/Correios
Aplicativo dos Correios para celular - FOTO: Divulgação/Correios

Os Correios liberaram nesta terça-feira (6) mais uma ferramenta em seu aplicativo. Já em funcionamento em celulares Android, agora será possível pagar impostos e outras taxas de importação pelo aplicativo da estatal. De acordo com a empresa, serviço estará disponível para iOS em breve. Antes, era necessário acessar o site da empresa e realizar o pagamento para que a encomenda fosse liberada. A medida visa facilitar o pagamento para pessoas que costumam importar produtos.

>> Correios e Sebrae oferecem seminário gratuito sobre e-commerce; veja como participar

>> Em Pernambuco, funcionários dos Correios retornam ao trabalho na noite desta terça (22) após um mês de paralisação

Com a proximidade de datas importantes para o comércio eletrônico, como Black Friday e Natal, a liberação desta nova funcionalidade pode agilizar o processo de despacho e recebimento dos produtos. O acesso pela plataforma “Minhas Importações”, no site dos Correios, continuará em funcionamento. Pelo aplicativo, bastará acessar a aba “Rastreamento” e ver se sua compra necessita do pagamento de alguma taxa extra.

Nesse primeiro momento, o aplicativo oferecerá as opções de pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário. "Até novembro, os Correios ampliarão as funcionalidades do aplicativo, incluindo a revisão de impostos", informou.

Todas as encomendas internacionais recebidas no Brasil, independentemente de serem tributadas ou não, estão sujeitas à cobrança do Despacho Postal, que é o serviço prestado pelos Correios para liberação da encomenda para o importador. Esse serviço inclui a apresentação da encomenda para a aduana, a inspeção de raio X, a armazenagem, o recolhimento e o repasse dos impostos (quando houver), além da devolução da encomenda quando o importador não realiza o pagamento dos impostos.

Preço

O Despacho Postal custa R$ 15. O pagamento pode ser efetuado em até 30 dias, a contar da data de liberação de entrada pela aduana brasileira. Após a confirmação do pagamento, a encomenda segue para o endereço de destino. Caso o pagamento não seja realizado, a encomenda poderá ser devolvida à origem ou apreendida pela Receita Federal.

Comentários

Últimas notícias