Conquista

Jornal do Commercio é vencedor do 17º Prêmio Abecip de Jornalismo

Matéria vencedora fala sobre como déficit habitacional dificulta o ''fique em casa'' para os mais pobres

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 14/10/2020 às 22:47
JC Imagem
PANDEMIA Lucas: Desafio para famílias que vivem em moradias precárias - FOTO: JC Imagem
Leitura:

O Jornal do Commercio venceu o 17º Prêmio da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) de Jornalismo com a matériaNa habitação, o que já era ruim ficou pior , escrita pelo jornalista Lucas Moraes. Falando sobre como o déficit habitacional dificulta que as pessoas de baixa renda permaneçam em casa durante a pandemia da covid-19, devido à estrutura das moradias, a matéria publicada em junho deste ano também destaca a desigualdade social vivida no País. Divulgado nesta quarta-feira (14), o resultado, além de premiar o JC, congratulou outros principais jornais do Brasil.

"A pandemia jogou luz sobre inúmeras novas realidades. Na habitação, no entanto, sobretudo para os mais pobres, o que veio à tona foi justamente o agravamento de um problema que perdura há tempos. No Recife, com seu déficit habitacional quantitativo e qualificativo, o 'fique em casa' mostrou-se ainda mais desafiador para as milhares de famílias que vivem em moradias precárias e em compasso de espera por obras habitacionais atrasadas. Isso foi o que a matéria se propôs a discutir", disse Lucas Moraes, vencedor do prêmio na categoria "segurança jurídica, educação financeira e responsabilidade social da construção civil".

O prêmio engloba três categorias. Neste ano, foi introduzido o tema da 'pandemia e do seu impacto sobre os mercados de crédito imobiliário e de imóveis'. Todas as reportagens foram avaliadas por uma comissão formada por sete pessoas, incluindo especialistas em crédito imobiliário e jornalistas. Os trabalhos foram avaliados pelos critérios de inovação, originalidade, abordagem, amplitude e contribuição crítica do autor.

Em 2020, 130 matérias publicadas em jornais e revistas e veiculadas em rádios, TV’s e na internet em diferentes regiões do País estavam concorrendo ao prêmio. A comissão julgadora escolheu os trabalhos que mais se aprofundaram nas questões de crédito imobiliário e mercado de imóveis no pós-pandemia, fonte de recursos para o financiamento imobiliário e segurança jurídica, educação financeira e responsabilidade social na construção civil.

 

Ganhadores do 17º Prêmio Abecip de Jornalismo

(por ordem alfabética)

Bianca Precoppe Pinto Lima - GloboNews

Cássia Almeida – O Globo

Circe Bonatelli - Estadão Broadcast

Fernanda Guimarães – Estadão Broadcast

Isabela Bolzani – Valor Econômico

Isabel Filgueiras - Valor Investe

Lucas Moraes -Jornal do Commercio

Queila Ariadne – Jornal O TEMPO

Raphaela Ribas – O Globo

Sérgio Tauhata– Valor Econômico

Sharon Jeanine Abdalla – Gazeta do Povo

Talita Moreira – Valor Econômico

Veículo do ano: Estadão Broadcast

Fillipe Jordão/ JC Imagem
Lucas Moraes, vencedor do 17º Prêmio Abecip de Jornalismo - FOTO:Fillipe Jordão/ JC Imagem

Comentários

Últimas notícias