Golpe

Procon Recife alerta sobre fraudes no crédito consignado

O número de queixas relacionadas cresceu 127% em um ano

Jorge Nunes
Jorge Nunes
Publicado em 16/10/2020 às 18:13
Notícia

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As principais vítimas são pessoas idosas - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Leitura:

O Procon Recife identificou um aumento considerável no número de denúncias de abuso e fraude nas operações de crédito consignado. A mais comum é a liberação de crédito na conta dos clientes sem os mesmo terem solicitado. 

"A nossa maior preocupação é que isso pode gerar um superendividamento da população, enquanto que os esforços devem ser para recuperação de credito e quitação de dívidas", comenta Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), diz que a prática é abusiva “prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços”. A pessoa que tiver dinheiro depositado na sua conta de forma indevida, pode procurar o Procon Recife para auxiliar no caso.  

“Dificilmente a pessoa que recebe esse dinheiro vai ao Procon para reclamar. Normalmente, ela mesma faz uma transferência devolvendo o dinheiro para o banco. O problema é que muitas pessoas, principalmente aposentados e idosos, não percebem que o dinheiro foi colocado na contas deles. Só descobrem quando vêem os descontos dos juros no contracheque”, conta Ana Paula

O Governo Federal vem tentando por em prática medidas para evitar estes tipos de situação. Um exemplo  é a criação de um ranking oficial das instituições campeãs de queixas, uma campanha educativa de boas práticas, a criação de um sistema de bloqueio de ligações, que ficará à disposição dos consumidores que não queiram receber ofertas. 

COMO DENUNCIAR

Os consumidores podem fazer denúncias e tirar dúvidas através do e-mail: procon@recife.pe.gov.br ou pelas redes sociais do órgão municipal de defesa do consumidor.

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

Assine o JC

Comentários

Últimas notícias