DECORAÇÃO

Edição especial da mostra Janelas CASACOR vai ter navegabilidade e interação com o Recife

A intenção do projeto deste ano é indicar ideias para a moradia no pós pandemia, e valorizar a cidade, com vitrines em locais estratégicos e públicos diversos

Thalis Araújo
Thalis Araújo
Publicado em 09/11/2020 às 19:18
Notícia
PAULO HIGOR NUNES
Evento vai até o próximo domingo (15) - FOTO: PAULO HIGOR NUNES
Leitura:

Ideias incríveis, criativas e inovadoras nasceram durante esta fase difícil causada pela pandemia do novo coronavírus. Alguns caminhos foram até interrompidos, mas muitas trilhas alternativas estão sendo percorridas. A edição deste ano da CASACOR, a maior e mais completa mostra de arquitetura e design das Américas, tinha sido adiada. O evento, que começou no dia 1º de novembro e vai até o próximo domingo (15), segue surpreendendo e impactando pessoas em várias capitais com a edição especial do projeto "Janelas".

O objetivo desse projeto é refletir sobre a casa no pós pandemia. O Estado de Pernambuco, que sempre esteve entre uma das melhores edições do Brasil, não poderia ficar de fora, e vai ser uma das 12 cidades brasileiras a colocar seus talentos e valores na vitrine, literalmente.

PAULO HIGOR NUNES
Evento havia sido adiado, por causa da pandemia - PAULO HIGOR NUNES

O conceito da edição "Janelas" é propor experiências físicas e digitais, batizada de "figital", para expor as reflexões do nosso tempo e para o futuro. Além de contemplar os ambientes através das vitrines, gratuitamente, as pessoas poderão usar QR Code para fazer tour virtual e ainda acompanhar a produção de vários conteúdos, através das redes sociais. Serão gerados vídeos com narrativas dos arquitetos sobre seus espaços e direcionamento dos visitantes ao marketplace dos patrocinadores e fornecedores envolvidos.

Os 13 ambientes “Janelas CASACOR” serão instalados em contêineres com fachadas de vidro, que vão poder ser contemplados em vários pontos estratégicos e de grande visibilidade do Recife. Ao todo, serão sete unidades com 15 metros quadrados e outras seis unidades com 30 metros quadrados de área.

“O mais gratificante é que, em um ano cheio de dificuldades, o Janelas CASACOR de Pernambuco será recheado de belas novidades e está sendo planejado para interagir de forma harmônica com a cidade e sua paisagem”, explicam Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti.

O projeto “Janelas”, idealizado pela CASACOR Brasil, ganhou adesão e apoio logístico da Prefeitura do Recife, que permitiu a instalação dos contâiners em áreas estratégicas da cidade. Todo o planejamento e viabilidade do projeto foram acompanhados de perto pelo secretário de Inovação Urbana, Túllio Ponzi.

“Não poderíamos deixar de apoiar um projeto que está totalmente alinhado com as normas de biossegurança e, ao mesmo tempo, oferece experiências diversas tanto para os recifenses, quanto para os turistas que passarão pela nossa cidade nesse período”.

O Shopping Recife será o local com maior concentração de ambientes. Cinco espaços estarão estrategicamente visíveis no primeiro piso do centro de compras, além de espaço para exposição de objetos e utilitários de arte e design dos artesãos, apoiados pelo SEBRAE, por Michele Gil Rodrigues.

“Estamos sempre em busca de novidades para os nossos clientes. Mais uma parceria com a CASACOR, que promete fazer sucesso aqui no Shopping, com grandes oportunidades e ideias de decoração neste novo momento”, adianta Renata Cavalcanti, gerente de Marketing.

Ainda no mall, uma caixa de vidro projetada pela arquiteta Marylia Nogueira para a Deca, um dos patrocinadores nacionais da exposição. Na área social C (próximo do acesso aos cinemas) mais dois espaços, sendo um assinado por Dubeux e Vasconcelos para o Minha Casa Financiada, e outro da Uninassau, com projeto de estudantes e seus orientadores do curso de arquitetura.

Completando o conjunto de vitrines do Shopping Recife, na área externa da 5ª, estará o ambiente da Moura Dubeux, com ambientação de Zirpoli Arquitetura.

Circuito social e navegabilidade

Os outros contâiners estarão em pontos de grande visibilidade na capital pernambucana. No Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a proposta das Arquitetas PE traz a moradia pós covid.

No 2º Jardim de Boa Viagem, dois ambientes: André Carício será o arquiteto do espaço da Haut Incorporadora, e Ju Nejaim. Márcia Nejaim e Suzana Azevedo prometem um belo projeto para o ambiente da Vivix Vidros Planos, no Marco Zero. We Arquitetos é o escritório da vitrine da Rua da Aurora. Na Jaqueira, Romero Duarte Arquitetos.

Um dos destaques é a alternativa dos visitantes fazerem um circuito fluvial, por alguns ambientes. Através da navegabilidade, é possível acessar pontos de parar próximos a algumas vitrines, às margens do rio Capibaribe.

“Teremos barcos credenciados, com todos os equipamentos de segurança, para fazer o circuito fluvial CASACOR, com paradas em todos os conteiners acessíveis através do Rio”, explica Isabela.

Outro destaque do Janelas CASACOR, são dois ambientes com função social e propostas de moradias de baixo custo, com soluções criativas, funcionais e estéticas. Em ambos os casos, os espaços serão doados para as comunidades. Um desses espaços ficará em Brasília Teimosa, com projeto de Josemar Costa e André Azevedo, para as Tintas Coral.

O projeto de Luiza Nogueira também será implantado no Entra Apulso, em uma parceria com o Instituto Shopping Recife. “Poder proporcionar essa experiência aos moradores de Entra Apulso é motivo de muita alegria. Uma novidade que também estará no Shopping Recife e seu entorno, democratizando o acesso à arquitetura para todos os públicos”, celebra Ione Costa, presidente do instituto.

Uma das novidades desta edição é que a mostra ganha destaque regional, com um dos ambientes no Agreste, mais precisamente no Difusora Shopping, com espaço da Copergás, assinado pelo escritório PMZ Arquitetura.

“Este é o primeiro passo rumo à interiorização da CASACOR em Pernambuco. A nossa ideia é expandir e contemplar outras cidades do estado já a partir do próximo ano”, finaliza Carla.

PAULO HIGOR NUNES
Evento havia sido adiado, por causa da pandemia - FOTO:PAULO HIGOR NUNES

Comentários

Últimas notícias