BLACK FRIDAY

Tá pensando em comprar na Black Friday? Confira dicas para comprar produtos seguros e eficientes

Origem, segurança dos produtos e eficiência energética são pontos importantes para serem observados na hora da compra

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/11/2020 às 11:50 | Atualizado em 11/11/2020 às 12:11
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
COMPRAS - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Uma das semanas mais aguardadas pelos consumidores se aproxima, a semana da Black Friday. Para garantir que o período seja de boas decisões e ótimas aquisições e descontos, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) divulgou algumas dicas e informações para ficar de olho na hora da compra, como por exemplo, origem, segurança dos produtos, e no caso dos eletrodomésticos, a eficiência energética.

Caso o consumidor encontre irregularidades, ou desconfie de alguns supostos descontos e promoções, ele pode registar ocorrência na Ouvidoria do Ipem-PE, através de um formulário de denúncia constante no site ou pelo número 0800 081 1526.

Veja as dicas abaixo: 

Eletrodomésticos

  • Selo do Inmetro: mais de 140 tipos de eletrodomésticos devem ostentar o Selo do Inmetro no produto ou na embalagem, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui alguns campeões de venda, como secadores e pranchas de cabelo, torradeiras, sanduicheiras, fornos elétricos etc.
  • Etiqueta Nacional de Conservação de Energia: Alguns eletrodomésticos, além de terem sua segurança avaliada, ainda devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia. É o caso de geladeiras, televisores, fornos de micro-ondas, condicionadores de ar e máquinas de lavar.
  • Atenção para as compras realizadas pela internet! Não é obrigatório o site mostrar o Selo ou a Etiqueta. Entretanto, as informações contidas neles devem ser apresentadas de forma clara aos consumidores no momento da venda.

Brinquedos

  • Compre somente brinquedos que possuam o Selo do Inmetro, sejam nacionais ou importados. O selo deve estar sempre visível, impresso na embalagem ou numa etiqueta afixada. Ele deve conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo acreditado pelo Instituto que o certificou.
  • Não compre artigos infantis em comércio informal, pois não há garantia de procedência e tais produtos podem não atender às condições mínimas de segurança.
  • Os brinquedos comercializados em catálogos ou comércio virtual também devem exibir as informações contidas no Selo do Inmetro e trazer a indicação de faixa etária.
  • Independente do item a ser comprado, sempre exija nota ou cupom fiscal. Essa é a garantia do consumidor caso haja necessidade de troca.

Produtos Têxteis

  • Itens como roupas, travesseiros, colchões, almofadas e toalhas de mesa devem obrigatoriamente ostentar a etiqueta têxtil, pois nela constam: as informações sobre a composição do tecido, importantes para que sejam evitadas reações alérgicas; dados sobre origem do produto e identificação do fabricante; e cuidados necessários na lavagem e conservação do tecido. A etiqueta também é a garantia do produto, caso precise trocá-lo por defeito ou por apresentar falhas após a lavagem, como encolhimento ou manchas.
  • Segurança infantil: Cordões, botões, zíper, pedrinhas, lantejoulas e outros enfeites, apesar de tornar o produto esteticamente mais atraente, podem representar um perigo às crianças, em particular àquelas com até três anos, com riscos de sufocamento e até de morte.

Comentários

Últimas notícias