20 anos de cooperativismo e solidez

Com mais de 18 mil associados e 132 colaboradores em todo o Estado, Sicredi Pernambucred administra ativos superiores a R$ 450 milhões

Publicado em 17/11/2020 às 2:00
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Luís Aureliano comemora sucessos e bons resultados em 20 anos de história da Sicredi Pernambucred - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

Poder se associar a uma cooperativa financeira, usufruindo de vantagens como maiores rendimentos em aplicações e menores taxas de juros em empréstimos. Receber os resultados ao final de cada ano, de acordo com a utilização dos produtos e serviços. Essa é uma realidade possível graças aos princípios do cooperativismo financeiro, que tem crescido no Brasil. Quem busca esses benefícios encontra nos 20 anos de experiência da Sicredi Pernambucred uma alternativa sólida e eficiente.

Com participação de 3,5% no mercado financeiro nacional, as cooperativas de crédito alcançam 50% de participação em países como EUA e Alemanha, de acordo com o Portal do Cooperativismo Financeiro, demonstrando o potencial para o mercado brasileiro. No caso da Sicredi Pernambucred, os primeiros passos foram dados no ano 2000, com a fusão de duas outras cooperativas pernambucanas de servidores públicos.

"São duas décadas promovendo a inclusão e educação financeira, transformando atendimento em relacionamento", afirma o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pernambucred, Luís Aureliano de Barros Correia. Nos últimos anos, o crescimento levou à abertura do quadro social e à livre admissão no Recife e Região Metropolitana, ampliando o leque de oportunidades e serviços - hoje, são 14 agências e atuação em todo o Estado.

Os números falam por si. A cooperativa de crédito, que conta com mais de 18 mil associados e 132 colaboradores, administra mais de 450 milhões de reais em ativos e registra crescimento anual acima de 20%. "E vamos superar esses números. A expectativa é fechar 2020 com crescimento de 42% em resultado e 9% em patrimônio", destaca Luís Aureliano.

Nesses 20 anos, foram distribuídos mais de R$ 70 milhões em resultados para os associados. A partilha se dá proporcionalmente à utilização de produtos e serviços utilizados. Quanto mais o cooperado usa o que lhe é ofertado, como conta corrente, aplicações, financiamentos, empréstimos e cartões, por exemplo, maior é sua participação. Isso explica por que 70% dos cooperados vêm por indicação dos próprios associados.

As vantagens para os associados são muitas. Segundo o Banco Central do Brasil, a taxa de juros cobrada pelas cooperativas de crédito são sensivelmente menores. Em 2019, por exemplo, a diferença da taxa de juros para microempresas foi de 20 pontos percentuais, se comparada aos bancos tradicionais. Vale salientar ainda a solidez da Sicredi Pernambucred, que concentra 85% dos produtos no empréstimo consignado, tornando a inadimplência muito baixa.

Quanto mais utiliza os produtos da cooperativa, mais cresce a participação do associado nos resultados. "Além disso, a riqueza gerada fica no estado, trazendo renda, incrementando e valorizando a economia local. E esse é um diferencial das cooperativas financeiras, que mantêm os recursos nas cidades onde estão sediadas", explica Luís.

E O FUTURO?

O lançamento do Comitê de Sustentabilidade, este mês, é uma das novidades que integra a comemoração dos 20 anos de história da Sicredi Pernambucred. "Essa iniciativa espelha o quanto estamos conectados com as transformações que têm ocorrido no mundo. Como cooperativa de crédito, temos consciência de que os atuais e futuros associados terão uma postura cada vez mais ética, buscando empresas transparentes e comprometidas em promover um impacto positivo para a sociedade", conta Luís Aureliano.

Entre as ações que demonstram que a preservação ambiental e a sustentabilidade fazem parte das políticas centrais da Sicredi Pernambucred também está o Certificado de Neutralização de Emissão de Gases da Biofílica, que atesta a neutralização de 70,58 toneladas de CO2 equivalentes, por meio de créditos de carbono certificados pelo selo Verified Carbon Standard.

Além disso, o trabalho colaborativo sério e comprometido colocou a Sicredi Pernambucred entre as melhores empresas do Brasil para trabalhar, em 2019, quando estreou no ranking nacional da consultoria Great Place To Work (GPTW), na categoria Instituições Financeiras. Também em 2019, pela quarta vez consecutiva, a Sicredi Pernambucred ganhou o GPTW Pernambuco.

O modelo de gestão democrática, caracterizada pelas assembleias com os próprios associados, está no DNA e é um dos diferenciais da Sicredi Pernambucred.

"Por meio da cooperação e parceria, nos comprometemos com a vida financeira dos nossos associados e incentivamos o desenvolvimento econômico e social das comunidades à nossa volta. Além disso, dividirmos os resultados alcançados ao final de cada ano entre todos os associados, sem visar o lucro. E o mais importante: fazemos juntos para avançarmos juntos", conclui Luís Aureliano.

YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Luís Aureliano comemora sucessos e bons resultados em 20 anos de história do Sicredi Pernambucred - FOTO:YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias