A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) publicou, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (20), o edital para a seleção pública simplificada com 23 vagas para técnicos de laboratório que devem reforçar as atividades do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Os profissionais irão atuar na sede do Lacen, no Recife, além dos laboratórios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Caruaru (IV), Petrolina (VIII) e Serra Talhada (XI).
- Sinais positivos da atividade econômica não trazem solução para o desemprego
- Pedidos de seguro-desemprego caem 16,9% em outubro
- Mulheres perderam mais empregos do que os homens durante a pandemia. Como se recolocar no mercado de trabalho?
- Com investimento de R$ 12 milhões, Belo Jardim receberá atacarejo com geração de 100 empregos diretos
- Procurando emprego? Veja seleções de concurso público em Pernambuco; são mais de mil vagas
No Recife, as vagas são para os profissionais atuarem no regime de plantão, em turno único de 24 horas ou dois de 12 horas, cada. Já para os laboratórios das Geres, que fazem parte da rede descentralizada do Lacen, o trabalho será de diarista (4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais). Os candidatos serão selecionados a partir de análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório. O resultado preliminar será divulgado em 3 de dezembro, e os recursos serão recebidos até as 23h59 do dia 4 de dezembro. O resultado final sairá em 11 de dezembro.
Em decorrência da pandemia da covid-19 em Pernambuco, a SES informou que não será permitida a participação na seleção pública de candidatos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas ou que sejam de algum outro grupo de risco para o novo coronavírus, conforme descrito no edital.
Esta é a segunda seleção realizada especificamente para o Lacen-PE com o intuito de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público relacionada à emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus. O chamamento dos profissionais será para o período de até 6 meses, podendo ser prorrogado por até 2 anos.
O edital foi publicado nesta sexta no Diário Oficial do Estado e também está disponível no site da Secretaria de Saúde.
Balanço
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Lacen-PE já analisou mais de 188 mil amostras biológicas de pacientes suspeitos para o novo coronavírus. No local, são avaliados os exames de biologia molecular (RT-PCR), considerado padrão-ouro por ter maior sensibilidade para diagnosticar a doença na sua fase aguda, quando há risco de transmissão.
As amostras analisadas pelo Lacen-PE representam 55% do total de exames de RT-PCR já realizadas no Estado - mais de 344 mil. Quando somados os laboratórios parceiros da rede pública estadual, o percentual sobe para 77% (mais de 266 mil).
Comentários