Live

Bolsonaro reconhece que valor do salário mínimo é baixo, mas afirma que "não tem como aumentar"

Em live, o presidente também elogiou seu antecessor, Michel Temer

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 26/11/2020 às 21:53 | Atualizado em 26/11/2020 às 22:02
REPRODUÇÃO
Live do presidente Bolsonaro no dia 26/11/2020 - FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, durante sua live desta quinta-feira (26), que considera o valor do salário mínimo brasileiro baixo. Mesmo assim, o chefe do Executivo alegou que não será possível ajustá-lo, pois afetaria os gastos dos governos federal, estaduais e municipais com a Previdência Social. O valor do salário mínimo atualmente é de  R$ 1.045. No próximo ano, o aumento salarial será de acordo com inflação, como determina a legislação. 

>> AGU pede conclusão de inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF

>> Em live, Bolsonaro diz que 'máscara é o último tabu a cair', sobre prevenção a covid-19

O governo federal enviou ao Congresso Federal, em agosto, uma proposta de salário mínimo de R$ 1.067 em 2021.

Bolsonaro elogiou seu antecessor, Michel Temer (MDB), e a reforma trabalhista - aprovada durante o governo do emedebista. "Muitos reclamam [da reforma], 'o cara tirou direitos'. Ninguém tirou direito de ninguém, mas também não engessou [a legislação]. Inclusive, falei com o Paulo Guedes [ministro da Economia] de novo... Esse ano está difícil. Muita gente reclama, né? 'Ah, o salário mínimo está baixo'. Reconheço que está baixo, mas não tem como aumentar", disse o presidente durante sua live semanal.

Ao falar sobre o setor econômico, o presidente informou que um novo programa assistencial será criado, desta vez, para incentivar o empreendedorismo. Caso seja criado, o nome do programa será "Minha Primeira Empresa"."Não tem mais de onde tirar dinheiro. Então, o governo vai dar uma fórmula, alguma ajuda, e o cidadão pode deixar de ser empregado, de procurar emprego, e montar sua própria empresa", disse.

Comentários

Últimas notícias