E-COMMERCE

Cyber Monday 2020: Confira algumas dicas para aproveitar as promoções e sair ganhando

A "Segunda-feira Cibernética", em tradução livre, é um evento comercial de descontos adotado por lojas online e ocorre sempre na última segunda-feira do mês de novembro

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 30/11/2020 às 7:25 | Atualizado em 30/11/2020 às 7:54
PIXABAY
Compras online. - FOTO: PIXABAY

Quem pensava que os descontos bombásticos para o consumidor aconteciam apenas na última sexta-feira de novembro, se enganou. Além da Black Friday, que ocorreu na última sexta (27), nesta segunda (30) os consumidores podem aproveitar a Cyber Monday, um evento comercial de descontos adotado por lojas online. A "Segunda-feira Cibernética", em tradução livre, ocorre sempre na última segunda-feira do mês de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a data também tem influenciado o comércio digital a disponibilizar diversas promoções exclusivas. 

No entanto, para fugir de promoções que não passam de pegadinhas, com descontos quase inexistentes e falsas promessas, a reportagem do JC preparou algumas dicas para garantir que esta Cyber Monday seja de boas decisões e ótimas aquisições. Confira: 

Busque saber se a loja é confiável

Por conta da data oferecer muitos preços baixos e promoções, o consumidor pode acabar esquecendo de checar a procedência da loja em que pretende realizar alguma compra. O site Reclame Aqui pode ser um ótimo aliado neste processo. Dentro da plataforma você pode pesquisar o nome de qualquer empresa e acompanhar os comentários de outras pessoas avaliando a loja. Além disso, o site também disponibiliza um ranking com as lojas mais "reclamadas" nesta Black Friday, vale dar uma conferida. 

Reprodução
O Reclame Aqui te permite procurar por lojas e verificar comentários sobre os serviços da mesma - Reprodução

Prefira utilizar a aba anônima na hora de fazer compras

Ao usar a aba anônima do navegador para realizar compras, o comprador pode manter a sua privacidade e impedir que os sites de compras retenham o histórico de pesquisa e apresentem descontos divergentes.  Esta opção não armazena cookies ou informações pessoais do consumidor. 

Prefira pagar com cartão de crédito

Sempre que estiver comprando online, dê preferência aos pagamentos com cartão de crédito. Utilizar a opção cartão virtual pode oferecer maior segurança ao consumidor, pois se a compra não der certo é possível solicitar o estorno do dinheiro gasto. O que não acontece com tanta facilidade quando o pagamento é por boleto.

Além disso, o usuário pode resolver qualquer problema que tenha com a cobrança da loja com a própria agência do cartão ou até mesmo no banco. Assim, os problemas podem ser resolvidos com mais facilidade.

Foto: Agência Brasil
Comprar pelo cartão de crédito pode ser mais seguro para o consumidor - Foto: Agência Brasil

Compare preços 

Quem realmente quer comprar com ótimos descontos não abre mão da boa e velha comparação de preços. Mesmo que determinado produto esteja com um ótimo preço em alguma loja, sempre vale checar as demais para garantir um preço mais baixo. 

O Zoom (disponível em aplicativo e site), pode ajudar nisso. A plataforma  é capaz de comparar os preços de qualquer produto que você queira pesquisar. Ele mostra os produtos com menores descontos, preços e ainda exibe uma espécie de histórico de valor do produto nos últimos seis meses. Desta forma é impossível sair perdendo.

Reprodução
O Zoom oferece a opção de comparação de preços - Reprodução

A ferramenta oficial de vendas do Google, o Google Shopping, também disponibiliza a função de "comparação de preços". Por meio dele é possível pesquisar um produto e verificar as lojas online com os melhores preços, além disso, é possível ativar as notificações para que você seja avisado quando determinado produto receber um desconto ou entrar em uma super promoção.

Assim como os demais sites acima, o Buscapé também disponibiliza funções de comparação de preços. O diferencial desta plataforma é que ela permite ao usuário destacar os itens mais buscados pelos outros consumidores, e faz a ponte entre o comprador e a empresa.

Fique atento ao histórico de preço do produto

Na hora da compra, muitos produtos aparecem nos sites como se estivessem com ótimos descontos, no entanto, às vezes isso não passa de uma estratégia para enganar os consumidores. Antes de realizar a compra de qualquer coisa, pesquise o histórico de preço e compare para compreender se os descontos são verídicos. 

Para isso, o site Bondfaro é uma boa opção. Através da plataforma o usuário pode examinar se está no melhor momento de fazer uma compra ou não. Além disso, é possível ler comentários de outras pessoas sobre o produto em questão ou sobre a loja buscada, assim, você compra com muito mais segurança.

Procure usar cupons de desconto

Muitas lojas, além dos descontos oferecidos já nos produtos, também disponibiliza cupons de desconto adicionais. Sites como Cuponomia e Pelando reúnem cupons e ofertas de diversas lojas online, é só pesquisar pela loja. 

Reprodução
O Pelando oferece diversos cupons de desconto para aplicar em suas compras online - Reprodução

Verifique as condições de troca

Em caso de compras online é de extrema importância que o consumidor confira os critérios que tornam a troca do produto possível. Muitas vezes, em se tratando de itens de vestuário, o produto pode não servir perfeitamente, ou até mesmo vir com defeito. Confira atentamente como, e se, a loja em questão realiza o procedimento de troca. Verifique também se a empresa disponibiliza frete de entrega reversa ou se os custos de uma eventual troca de produto ficam a cargo do próprio consumidor.  

Fique de olho na sua conta

Em períodos de grande movimentação financeira, como Black Friday, Cyber Monday, ou até em datas comemorativas, é importante que o usuário monitore atentamente sua conta no banco e o cartão de crédito para evitar fraudes e clonagens. Em casos do gênero o consumidor pode reportar ao banco ou bloquear o cartão. 

Comentários

Últimas notícias