Preço alto

Procon Pernambuco aponta irregularidades em sites durante a Black Friday

As irregularidades foram constatadas nos sites das Lojas Americanas, Casas Bahia e Império

Douglas Hacknen
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Douglas Hacknen
Publicado em 30/11/2020 às 22:04 | Atualizado em 30/11/2020 às 22:13
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BLACK FRIDAY 2022: veja 3 DICAS para EVITAR comprar com FALSOS DESCONTOS - FOTO: PIXABAY

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PE) apontou irregularidade nas promoções ofertadas por três grandes lojas de varejo durante a Black Friday, realizada na última sexta-feira (27). Segundo o órgão, os sites das Lojas Americanas, Casas Bahia e Império elevaram o preço de produtos no dia da data promocional. O Procon fez as análises no decorrer do mês de novembro nos dias 19, 20, 24, 26, e no dia da Black Friday.

Com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), aumentou o número de pessoas que optaram por usar os meios digitais como modelo de compra. Para o levantamento, o departamento pesquisou 64 produtos entre eletrodomésticos e eletrônicos.

Segundo o Procon, o site que apresentou o maior número de irregularidades foi o das Americanas, com 16 produtos onde foram constatado que antes da Black Friday os preços eram menores. Um exemplo usado, divulgado pelo órgão, foi o de um notebook, que no dia 19 custava R$ 1.888,65 e no dia Black Friday estava por R$ 2.999. O órgão de defesa do consumidor também constatou que algumas lojas, dias antes da data, aumentam os valores, e no dia retornam para o preço original, oferecendo como promoção.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, explicou que “diante do que foi constatado, nós iremos tomar as medidas cabíveis contra essas empresas”, completou. No dia da promoção e nesta segunda-feira (30), o órgão não foi procurado por consumidores para relatar problemas, durante as compras.

Respostas

Em nota, as Lojas Americanas, por meio da B2W Digital - dona da marca -, informou que a empresa "reforça seu compromisso com a legislação e o regulamento da Black Friday",  e destacou que "só fizeram parte do evento os produtos que possuíram selo Black Friday".

A reportagem do JC tentou, através dos meios de comunicação disponíveis nos sites oficiais das lojas, buscar esclarecimento das outras duas empresas citadas pelo Procon. Até o momento da publicação desta matéria, nem as Lojas Império, nem as Casas Bahia, haviam enviado posicionamento.

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