Atualizada às 20h50
Diversos clientes da Vivo e da Tim em todo o Brasil reclamaram de instabilidade ou ausência de sinal dos serviços prestados pelas operadoras nesta quinta-feira (17). Eles relataram que ficaram sem sinal de internet no celular e sem acesso à banda larga fixa.
De acordo com o DownDetector, site que oferece informações em tempo real sobre a situação e interrupções de serviços, as cidades em que o sinal da Tim ficou mais instável foram Maceió, São Paulo e Salvador.
Usuários relataram que, ao tentar usar os serviços da operadora, se depararam com o erro “rede indisponível” no celular, impossibilitando a realização de chamadas e o acesso a dados móveis 2G, 3G ou 4G. O problema também foi sentido por usuários da banda larga da operadora, que afirmaram estar sem sinal na tarde desta quinta-feira (17).
Vcs estão com problema na rede da @TIMBrasil ? O 4g esta terrível e o 3g nem pega!
— Isaias Araújo (@IsaiasArajo8) December 17, 2020
Alô @TIMBrasil, volta que horas o sinal
— pati-patrícia (@patiiicosta) December 17, 2020
@TIMBrasil sem serviço na capital do Ceará.
— Daniel Onassis (@DanielOnassis) December 17, 2020
O mesmo problema foi enfrentado por clientes da Vivo.
Confira as reclamações dos usuários:
Quase 4 horas sem internet móvel e fixa! @vivobr parabéns, acho que não existe outra operadora capaz. @AnatelGovBR por favor, a vivo precisa descansar. Uma proibição de pelo menos 6 meses sem vender vai ajudar a operadora a melhorar!
— Michel Freitas (@michelfreitas18) December 17, 2020
@vivobr Que horas irá voltar minha internet residencial e meu sinal de telefone móvel?
— Thiago ??????????????? (@Thiagovixx) December 17, 2020
Sem telefone, sem internet, como que faz pra trabalhar? @vivobr
— Thássia (@thamaziero) December 17, 2020
Nem almocei ainda de tanto b.o pra resolver ????????
Respostas das operadoras
A Vivo afirmou que o motivo para a instabilidade foi o rompimento em seus cabos ópticos e que o problema foi solucionado ainda à tarde.
"A Vivo informa que já estão normalizados, desde às 15h45, os serviços de voz de dados das redes móvel e fixa no Espírito Santo e também do serviço móvel em algumas cidades da Bahia, impactados pelo rompimento em cabos ópticos que atendem as regiões. Assim que detectado o problema, equipes técnicas foram acionadas para garantir a normalização no menor tempo possível", disse a empresa por meio de nota.
Já a Tim, respondeu, com a mesma mensagem, aos clientes no Twitter informando que estava enfrentando uma "dificuldade técnica". Para alguns, a operadora estabeleceu um prazo de normalização até 19h30 e outros até 20h.
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