VAREJO

CDL espera vendas menores no comércio de rua neste dezembro

O diretor Executivo da CDL Recife, Fred Leal, diz que, em valores absolutos, as perdas serão de 20% a 30%, comparando com o dezembro de 2019

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 24/12/2020 às 11:44 | Atualizado em 24/12/2020 às 12:04
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
O diretor Executivo da CDL, Fred Leal, diz que as vendas de dezembro foram impactadas pela restrições provocadas pela pandemia - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

As vendas de dezembro deste ano terão "perdas" de 20% a 30% em valores absolutos, comparando com o mesmo mês do ano passado, segundo uma estimativa do diretor Executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, Fred Leal. "Este será o pior dezembro dos últimos anos. A nossa expectativa era de vendas maiores, mas o consumidor está retraído, há uma crise econômica e a restrições da pandemia", comenta. Tradicionalmente, as festas de fim de ano são a melhor data de vendas do comércio.


"Dezembro é um mês que as pessoas circulam muito. Mesmo a gente sabendo da necessidade, o decreto do governo proibindo as festas de final de ano e as restrições de bares e restaurantes trazem consequências para o comércio varejista", acrescenta Fred. O governo do Estado proibiu festas e shows desde o último dia 08 de dezembro, porque estava ocorrendo uma alta dos casos confirmados do coronavírus. O distanciamento social é uma das formas de evitar o contágio da doença.


Além das restrições por causa da pandemia, Fred argumenta também que a greve dos motoristas e cobradores de ônibus também trouxe consequências ao comércio do Centro do Recife. "Os dias 22 e 23 são os de maiores vendas. Quando a greve foi suspensa, o estrago já estava feito", explica Fred. A greve dos motoristas durou quase dois dias e foi suspensa na tarde desta quarta-feira (23).

Para Fred, as atividades econômicas só vão voltar ao normal depois que for realizada a vacinação contra o coronavírus. Mesmo com o atual cenário, ele não está pessimista. "O comércio é muito resiliente, se reinventa, faz promoções. Esperamos que o setor se recupere disso tudo, o mais rápido possível", afirma. São pelo menos 2 mil pontos de venda no comércio do Centro do Recife, de acordo com a CDL.

SHOPPINGS

Em nota, o presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Paulo Carneiro, avalia como positivo o movimento nos shoppings neste período de Natal, principalmente por haver, ainda, restrições para a presença de grande parte do púbico consumidor. "Pelo ritmo ao longo do mês, a expectativa é atingir um resultado de vendas que chegue a igualar com o Natal do ano passado", diz.

O comunicado também informa que com a ampliação do horário de funcionamento até as 23 horas, há uma diluição da presença do consumidor, o que reforça a segurança de todos e que os shoppings estão preparados, mantendo a atenção aos protocolos de segurança sanitária e de fluxo de pessoas

PREMIAÇÃO

As compras de fim de ano podem deixar o consumidor apto a concorrer ao Natal Premiado, caso ele tenha feito compras no comércio de rua do Recife ou nas lojas dos shoppings da Região Metropolitana do Recife, como o RioMar, Recife, Plaza, Boa Vista, Tacaruna, Guararapes, Costa Dourada, Paulista North Way, Patteo Olinda, Camará e Igarassu.

Para participar do Natal Premiado 2020, a cada R$50 (cinquenta reais) em compras nas lojas cadastradas, o cliente terá direito a 1 cupom. Se o pagamento for feito nas maquininhas Rede ou Rede Pop, serão cupons em dobro e se o consumidor pagar com o cartão MasterCard nas maquininhas Rede ou Rede Pop serão cupons em triplo para participar do sorteio.

Este ano, a troca de cupons será 100% on-line e poderão ser cadastradas através do site natalpremiadorecife2020.com.br), em que é possível acessar outras informações sobre a campanha. O sorteio acontecerá no dia 08 de janeiro de 2021 na sede da CDL Recife às 10 h. Serão sorteados 1 Toyota Etios Sedan, e 5 vales-compra de R$1 mil para consumidores.

Comentários

Últimas notícias