SURPRESA

Defensor da privatização da empresa, presidente da Eletrobras renuncia ao cargo

Segundo comunicado da própria companhia, a renúncia acontece por conta de motivos pessoais

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 25/01/2021 às 8:01 | Atualizado em 25/01/2021 às 8:10
Notícia
X

O presidente das Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras), Wilson Ferreira Junior, renunciou ao cargo na noite do domingo (24). Segundo comunicado da própria companhia, a renúncia acontece por conta de motivos pessoais, e Wilson fica no cargo até o dia 5 de março. O nome do sucessor ainda não foi anunciado.

Ainda de acordo com o comunicado, que foi assinado pela diretora financeira e de relações com investidores da Eletrobras, Elvira Cavalcanti Presta, os lucros da companhia foram históricos no período de gestão de Ferreira Jr.

"A Companhia aproveita o ensejo para agradecer ao Wilson por sua reconhecida liderança na reestruturação organizacional e financeira do Sistema Eletrobras durante seu mandato de cerca de 4,5 anos. Sob sua gestão, a Companhia atingiu lucros históricos, reduziu sua alavancagem a patamares compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, colocou em operação obras atrasadas, simplificou a quantidade de participações acionárias, com a venda, incorporação e encerramento em cerca de 90 sociedades de propósito específico", revelou o comunicado. 

No cargo desde julho de 2016, o executivo foi nomeado pelo ex-presidente Michel Temer, e convidado pelo Governo Bolsonaro a permanecer no cargo, comandando a estatal. Grande defensor da privatização da empresa, Wilson participa de teleconferência às 15h desta segunda-feira (25) com investidores da companhia.

Privatização

A Eletrobras, estatal brasileira de geração, transmissão e distribuição de energia, é uma das empresas presentes no cronograma de privatizações divulgado pelo Ministério da Economia. Ainda em dezembro do ano passado, a pasta divulgou o nome de nove empresas federais que o governo pretende se desfazer agora em 2021. Apesar disso, a venda é um grande desafio do Governo Bolsonaro, já que encontra resistência no Congresso. 

Leia comunicado da Eletrobras na íntegra: 

Centrais Elétricas Brasileiras S/A (“Companhia” ou “Eletrobras”) (B3: ELET3, ELET5 & ELET6; NYSE: EBR & EBR.B; LATIBEX: XELT.O & XELT.B) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, Wilson Ferreira Junior, atual Presidente da Companhia e membro do Conselho de Administração, renunciou ao cargo de Presidente da Companhia, por motivos pessoais.

Wilson permanecerá no referido cargo de Presidente até o dia 5 de março de 2021, permitindo a adequada transição para seu sucessor, ainda a ser indicado.

A Companhia aproveita o ensejo para agradecer ao Wilson por sua reconhecida liderança na reestruturação organizacional e financeira do Sistema Eletrobras durante seu mandato de cerca de 4,5 anos. Sob sua gestão, a Companhia atingiu lucros históricos, reduziu sua alavancagem a patamares compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, colocou em operação obras atrasadas, simplificou a quantidade de participações acionárias, com a venda, incorporação e encerramento em cerca de 90 sociedades de propósito específico, aprimorou seu Programa de Compliance, padronizou estatutos sociais e alçadas de aprovação das Empresas Eletrobras e resolveu contenciosos importantes nos Estados Unidos decorrentes de reflexos da Operação Lava Jato, dentre outras realizações relevantes.

Em razão do objeto deste Fato Relevante, a Companhia convida a todos investidores para uma teleconferência às 15h de amanhã, dia 25 de janeiro, com a participação do Wilson.

Tags

Autor