INVESTIGAÇÃO

Ex-funcionários da Prefeitura de Ipojuca, no Grande Recife, são suspeitos de desviar dinheiro do auxílio municipal

Segundo a Polícia, os ex-servidores são suspeitos de extraviar cartões do auxílio e compartilhar as senhas com o objetivo de sacar ilegalmente os valores do benefício destinado a trabalhadores informais

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 19/02/2021 às 10:18 | Atualizado em 19/02/2021 às 12:06
Notícia
X

Uma investigação da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), comandada pela Delegacia de Ipojuca, no Grande Recife, descobriu um esquema de desvio de recursos públicos do Benefício Eventual Municipal (BEM), destinado a cerca de quatro mil trabalhadores informais que tiveram que paralisar suas atividades por causa da pandemia de covid-19. A ação criminosa foi descoberta após diversos beneficiários do BEM relatarem à Secretaria Municipal de Assistência Social o não recebimento dos cartões usados para ter acesso ao auxílio.

Durante as investigações, quatro ex-funcionários da Prefeitura de Ipojuca foram indiciados pelos crimes de peculato e associação criminosa. De acordo com a PCPE, os ex-servidores são suspeitos de extraviar cartões do BEM e compartilhar as senhas com o objetivo de sacar ilegalmente os valores do auxílio, que teriam sido divididos entre os envolvidos.

Modus operandi

Ainda segundo a polícia, as investigações revelaram ainda que a coordenadora do programa assistencial, responsável pela distribuição dos cartões, convidou pessoas a integrarem o grupo e a praticarem o crime, entregando a elas os cartões com as respectivas senhas e recebendo parte dos valores sacados. Os fatos foram confirmados por dois suspeitos, que confessaram a participação no esquema, sendo um deles filmado por câmeras de segurança enquanto realizava os saques em uma agência bancário do município.

Em nota, a PCPE afirmou que “é possível que existam muitas outras pessoas que, em razão do crime em comento, deixaram de receber seus cartões BEM, haja vista serem pessoas humildes que, em muitos casos, sequer sabem que tem direito ao benefício."

O JC entrou em contato com a prefeitura do Ipojuca para saber quais serão os procedimentos adotados pela gestão em relação aos beneficiários alvos do esquema criminoso. De acordo com a administração municipal, o inquérito que investiga o esquema foi aberto a pedido da própria prefeitura. Além disso, os suspeitos foram exonerados do quadro de servidores da cidade ainda no primeiro semestre de 2020.

Leia a íntegra da nota da prefeitura

"Sobre o desvio de alguns cartões do Benefício Eventual Municipal (BEM) concedidos pela Prefeitura do Ipojuca em 2020 a cerca de 4 mil trabalhadores informais do turismo, a Prefeitura do Ipojuca esclarece:

- Foi a Prefeitura do Ipojuca, em 19 de junho de 2020, que registrou um boletim de ocorrência (nº 20E.013.200.006.22 ) comunicando à Delegacia do Ipojuca ter identificado, naquele mesmo dia, o extravio de cinco cartões do BEM e solicitando a abertura de um inquérito policial sobre o assunto;

- Apurados os indícios de autoria, em sede de investigação, a Prefeitura do Ipojuca decidiu não pelo afastamento, mas pela exoneração e rescisão contratual dos supostos envolvidos;

- Um ofício era encaminhado à Delegacia do Ipojuca a cada beneficiário que procurava a Secretaria de Assistência Social (responsável pela concessão do benefício) alegando não ter recebido o cartão. Foram identificados pela Secretaria de Assistência Social o extravio de 22 cartões e todos foram dado ciência à Delegacia do Ipojuca.

- Além do bloqueio imediato do cartão extraviado, a Prefeitura do Ipojuca, auxiliou a solicitação das imagens das câmeras de segurança dos pontos de saque nos horários identificados pela empresa Alelo S.A.

- Não existe possibilidade de outros trabalhadores informais terem deixado de receber o benefício em virtude destes extravios, como sugeriu a Policia Civil, porque, como o mesmo foi concedido em 2020 e se tratava de um ano eleitoral, só recebeu o benefício quem possuía cadastro prévio na Prefeitura do Ipojuca. Cerca de 4 mil trabalhadores informais (incluindo os 22 extraviados), que viviam do Turismo, receberam o Benefício Eventual Municipal, no valor de R$500, concedido de forma pioneira no Estado pela Prefeitura do Ipojuca e que garantiu comida na mesa durante 8 meses.

- Esperamos que o inquérito, aberto em junho de 2020 seja o mais rápido possível concluído pela Polícia Civil e que os culpados sejam punidos."

Tags

Autor