Paralisação temporária

Honda é 8ª montadora a suspender produção no Brasil por piora da pandemia do novo coronavírus

Na Honda, a forma de compensação das horas não trabalhadas no período de atividade suspensa está sendo negociada com o sindicato

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 26/03/2021 às 15:39 | Atualizado em 26/03/2021 às 16:21
Notícia
X
A exemplo de outras oito montadoras, a Honda anunciou nesta sexta-feira, 26, que vai suspender a partir da terça-feira, 30, a produção nas fábricas de carros em Sumaré e Itirapina, cidades do interior de São Paulo, em razão do agravamento da pandemia. O retorno das atividades está previsto para 12 de abril. Na Honda, a forma de compensação das horas não trabalhadas no período de atividade suspensa está sendo negociada com o sindicato.
Além da Honda, Volkswagen, Nissan, Toyota e Renault, além das montadoras de caminhões Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania e Volvo, anunciaram a suspensão temporária da produção em decorrência da crise sanitária. 

Toyota

Sétima montadora a anunciar a suspensão das atividades em razão do agravamento da pandemia, a Toyota vai parar na semana que vem a produção de suas quatro fábricas no Brasil. A montadora diz que tomou a decisão em conjunto com os sindicatos locais para contribuir com a redução de circulação de pessoas, além de atender a antecipação de feriados nas regiões de suas fábricas. 
A paralisação começa na segunda-feira, com retorno previsto para o dia 5 de abril nas linhas de São Bernardo do Campo, Sorocaba e Porto Feliz. A unidade de Indaiatuba retornará no dia 6 de abril. A Toyota emprega 5,6 mil trabalhadores no Brasil.

Volvo e Scania 

A Volvo vai paralisou, no último dia 23, a maior parte da produção de caminhões na fábrica de Curitiba em razão da falta de peças, principalmente componentes eletrônicos, junto com o agravamento da pandemia no País. A medida atinge aproximadamente 2 mil funcionários do total de 3,7 mil que trabalham na fábrica da Volvo na capital paranaense e vai durar até o fim deste mês.

Em nota, a montadora diz que vai manter "boa parte" do efetivo em atividade, incluindo a linha de montagem de ônibus e uma parte da linha de caminhões - que terá a produção reduzida em 70% -, assim como a distribuição de peças a concessionárias.

Também nesta segunda-feira (22) a Scania informou que, após negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, vai paralisar a produção a partir de sexta-feira, 26, até 5 de abril, por causa do agravamento da pandemia. A medida deve atingir a maioria dos 4 mil funcionários da montadora.

Volkswagen

A Volkswagen anunciou a suspensão por 12 dias, a partir de quarta-feira (24), a produção em todas as suas fábricas no Brasil em razão do agravamento da pandemia. Até 4 de abril, serão suspensas as atividades das fábricas da montadora em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, em São Paulo, além da unidade paranaense, em São José dos Pinhais.

"Com o agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros, a empresa adota esta medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares", informa a companhia em comunicado. Só serão mantidas atividades essenciais nas fábricas, e os empregados de áreas administrativas farão trabalho remoto. A medida, acrescentou a montadora na ocasião do anúncio, foi tomada em conjunto com os Sindicatos locais.

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz decidiu pela suspensão da produção de duas fábricas, em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), o que deve acontecer de 26 de março até 5 de abril. A empresa informou ainda que dará férias coletivas para grupos alternados de funcionários, com objetivo de reduzir a circulação dentro das plantas fabris. A área administrativa funcionará em regime de trabalho remoto. As concessionárias e oficinas, segundo a Mercedes-Benz, seguem em funcionamento normal, obedecendo medidas preventivas contra a covid-19.

Renault

Entre 29 de março a 1º de abril, a Renault do Brasil irá suspender a produção no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). De acordo com a montadora, a intenção é "contribuir para o isolamento social neste momento em que diferentes cidades adotaram medidas mais restritivas, e em alinhamento com o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba."

Nissan

No período de 26 de março e 9 de abril, a Nissan do Brasil vai interromper a produção da planta de Resende (RJ). De acordo com a empresa, os funcionários terão férias coletivas e as atividades devem ser retomadas em 12 de abril. Segundo a montadora, a decisão buscou "garantir a segurança de seus funcionários como parte do esforço de reduzir o impacto da pandemia, adaptar a empresa ao cenário atual dos desafios enfrentados pelo setor automotivo e garantir a continuidade do negócio".

Tags

Autor