FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL

FMI prevê crescimento de 3,7% para Brasil em 2021

A perspectiva é que haja melhora também para a América Latina, que expandirá 4,6%

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Estadão Conteúdo

Publicado em 06/04/2021 às 12:35 | Atualizado em 06/04/2021 às 17:00
Notícia
X

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a perspectiva para a economia do Brasil este ano, projetando um crescimento de 3,7% após a dura recessão do ano passado, com uma melhora também para a América Latina, que expandirá 4,6%.

Em seu último informe de "Perspectivas da economia mundial" (WEO, na sigla em inglês), o FMI advertiu que as perspectivas de longo prazo para a América Latina "continuam dependendo do rumo que a pandemia tomar".

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou que os países em desenvolvimento precisam mobilizar recursos para evitar uma armadilha de dívida. "Alguns emergentes têm espaço fiscal muito limitado", declarou a líder durante um painel da Reunião de Primavera da instituição.

De acordo com Georgieva, os países devem buscar recursos internamente, por meio de uma coleta eficiente de impostos, assim como externamente, com financiamentos e subsídios.

Na visão dela, o atraso na vacinação contra a covid-19 nos países mais pobres terá impacto na retomada econômica. "Tememos que os emergentes fiquem anos atrás de economias avançadas na recuperação", alertou.

Nesta terça-feira, o FMI melhorou sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global, mas frisou que há divergências entre a retomada de países avançados e de nações em desenvolvimento.

A visão foi reforçada por Georgieva no painel, que também contou com a presença do principal conselheiro econômico da Allianz, Mohamed A. El-Erian.

"Emergentes podem não gerar crescimento suficiente para compensar uma dívida maior", disse Georgieva, ao ressaltar que a dívida global está alçando 100% do PIB.

Tags

Autor