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Aprenda a baixar a carteira de trabalho digital

Com o documento, o cidadão pode dar entrada no seguro desemprego ou identificar erros de inconsistência de informações sem ter que se deslocar

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Angela Fernanda Belfort

Publicado em 06/04/2021 às 17:36 | Atualizado em 06/04/2021 às 17:51
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Em tempos de pandemia e isolamento social, o cidadão pode baixar a Carteira de Trabalho Digital no seu celular sem ter que se deslocar. Com o documento virtual, é possível dar entrada no Seguro Desemprego ou identificar, nele, erros de inconsistência de informações sobre a vida laboral.

>> Caso tenha perdido a carteira de trabalho de papel, saiba como resgatar informações

A Carteira de Trabalho Digital funciona como um aplicativo. Então, o primeiro passo é procurá-lo nas lojas virtuais, como, por exemplo, a app store pra quem tem um celular da Apple. As outras marcas têm suas lojas específicas. Para criar uma conta, informe o CPF, nome completo, telefone e e-mail. Em seguida, clique na proteção contra spam (Não sou um robô), leia e aceite os termos de usos e política de privacidade.

É importante prestar atenção no próximo passo. O trabalhador ou trabalhadora precisa responder a algumas perguntas para comprovar a própria identidade. Isso é uma forma de preservar a segurança no fornecimento dos seus dados.

Ainda no primeiro acesso à Carteira de Trabalho Digital, o internauta vai precisar preencher o detalhamento dos seus vínculos, respondendo a algumas perguntas sobre sua vida profissional. Esta fase também ajuda a garantir a segurança das informações, como salários e detalhes de seus contratos de trabalhos. No aplicativo, serão mostradas as três últimas movimentações dos vínculos empregatícios e informações pessoais referentes à base de dados do CPF.


SEGURO DESEMPREGO

Para solicitar o Seguro Desemprego, é só acessar o aplicativo Carteira de Trabalho e selecionar a opção "Requerer o Seguro-desemprego". Logo em seguida, marque "Solicitar Seguro-desemprego" e informe o número do Requerimento. Esse número está disponível no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.

O número do Requerimento é formado por dez números. Depois que você digitá-lo, clique em "localizar", veja com atenção as informações, fique atento às regras de habilitação do benefício e em seguida concorde com os termos, clicando em "Concluir".

Depois de aceitar a solicitação do benefício, aparecerá a mensagem "Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso" e os dados do benefício. Isso vai permitir saber a quantidade e o valor das parcelas a serem recebidas. O sistema vai apresentar as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

Mesmo com a carteira do trabalho digital, o cidadão não deve se desfazer da Carteira do Trabalho em papel, pois alguns órgãos públicos ainda usam apenas este documento impresso (em papel). Se você quiser acessar a Carteira pelo site https://servicos.mte.gov.br/, é possível até incluir o currículo, caso queira disponibilizá-lo. 

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