CAMPANHA

Saiba como contribuir com o desenvolvimento sustentável e ajudar no combate à covid-19

A campanha Mudar o Jogo chama a atenção para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU dentro da agenda 2030

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 13/04/2021 às 13:22 | Atualizado em 13/04/2021 às 13:51
Notícia
X

Você já pensou que Mudar o Jogo sobre o que está ocorrendo atualmente no Brasil também depende das suas atitudes ? A Campanha Mudar o Jogo, Agenda 2030, aponta um caminho seguro para vencer a covid-19. A iniciativa será lançada, nacionalmente,  pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) em parceria com a Frente Parlamentar Mista pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Rede ODS Brasil. O objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre os ODS e lembrar ao cidadão que é importante acompanhar se as gestões municipais estão implantando os ODS.

>> As eleições e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Contribuindo para enfrentar a pandemia e suas consequências, a implantação dos ODS também pode minimizar alguns problemas socioeconômicos que se agravaram em decorrência da pandemia, além de deixar o mundo mais sustentável.

O grupo vai fazer um evento de lançamento online da campanha de mídia no próximo dia 23, das 10 às 12h. O encontro será transmitido pelo YouTube do GT Agenda 2030 e contará com a participação do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez Rubio, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) no País, do presidente da Frente Parlamentar Mista pelos ODS, da Rede ODS Brasil, co-realizadores da campanha, além de membros dos executivos municipais.

A campanha foi elaborada com elementos do jargão futebolístico para popularizar a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS. “Vencer a Covid é urgente e não importa a cor da sua camisa ou a cidade onde você mora, todo mundo está escalado para jogar contra a Covid e a favor do Brasil ", dizem as mensagens para as redes sociais.

Artistas, intelectuais, cientistas, influenciadores e demais formadores e formadoras de opinião estão se engajando, já aderindo à hashtag #Agenda2030ParaVencerACovid. Para o GT 2030, “A expectativa é passar uma mensagem de urgência e ao mesmo tempo mostrar que há soluções e que, se o jogo mudar, podem ser implementadas, do ponto de vista das políticas públicas, medidas para tirar a economia do banco de reservas e para enfrentar a emergência sanitária, essa verdadeira tragédia que enfrenta o País”.

A Agenda 2030 é um compromisso global pactuado por 193 países na ONU, em 2015, com importante liderança do Brasil. São 17 ODS  que estabelecem metas para serem seguidas por todos os países do mundo, como por exemplo, erradicar a pobreza, combater as desigualdades (inclusive as de gênero) e as injustiças sociais, ao mesmo tempo controlar as mudanças climáticas, revendo padrões de consumo e colocando a economia à favor de desenvolvimento que inclua todos.

URGÊNCIA

Com a pandemia da covid-19, para o GT Agenda 2030, é ainda mais urgente que essas metas globais sejam adotadas no Brasil. “Se os governos seguissem essa agenda, o combate ao vírus, o atendimento da população e até os impactos socioeconômicos poderiam ter sido mais brandos. Mas ainda há tempo de se mudar esse jogo perverso no qual a desigualdade está ganhando de goleada, e precisamos também dos municípios alinhados aos ODS”, explica Alessandra Nilo, coordenadora-geral da ONG Gestos e cofacilitadora do GT Agenda 2030.

“Mudar o jogo é isso: pensar de forma equilibrada e com bom senso, com instituições fortes e gestões públicas responsáveis, inclusivas, que cuidem das pessoas e dos seus territórios, olhando e respondendo às suas necessidades atuais, sem esgotar esses meios no futuro. A campanha quer mostrar que para isso não precisamos inventar a roda: os ODS são esse guia, são totalmente alinhados à nossa Constituição Federal e constituem pilares básicos para orientar as gestões públicas. Em meio a esse caos, essa também é uma campanha sobre esperança e sobre o futuro”, afirma Alessandra.

A campanha Mudar o Jogo- Agenda 2030 para Vencer a Covid, também prevê debates com diferentes prefeitos e prefeitas e o lançamento de um manifesto nacional.

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 reúne cerca de 60 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns, redes, fundações e federações de todo o país. Foi criado em 2014 para monitorar e fomentar a implementação da Agenda 2030 e, entre outras ações, publica a série Relatórios Luz da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a quinta a ser lançada em Julho de  2021. Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no site. 

Tags

Autor