Confira 7 dicas para ser criativo e estabelecer seu diferencial no trabalho
Desenvolver a criatividade nos ambientes corporativos é fundamental para o sucesso profissional
Carmen Vasconcelos
Descrita como um substantivo feminino que designa a qualidade ou característica de quem é criativo, inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, científico, esportivo, entre outros, a criatividade é vista como uma das três principais habilidades necessárias ao profissional contemporâneo – juntamente à capacidade de resolver problemas complexos e do pensamento crítico.
Ela ganhou status de revolucionária, ao ser vista como componente obrigatório e indispensável para atuar no mercado de trabalho. Mas afinal, como ser criativo no ambiente corporativo?
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Psicóloga, atuando há mais de dez anos na área de Psicologia do Trabalho, Danielle Moura destaca que a criatividade se tornou uma competência diferencial na última década. “A chegada no mercado de trabalho das gerações y,z e milennium provocou nos diversos cenários, a necessidade em revisar os padrões relacionais estabelecidos nas organizações. A hierarquia do organograma foi convidada a se flexibilizar diante das competências sócio emocionais”, avalia.
Para ela, foi nesse momento que a criatividade se tornou combustível nessa nova relação, promovendo ambientes menos rígidos e mais receptivos a essa habilidade que proporciona inovação nos processos e relações corporativas.
O arquiteto Márcio Barreto salienta que, geralmente, a criatividade está relacionada às profissões que trabalham com criação, como arquitetos, publicitários, designers, mas lembra que a criação no ambiente corporativo está relacionada ao ato de dar soluções aos problemas existentes no mercado e nos processos internos de uma empresa.
“As empresas estão interessadas em criar e descobrir novas formas de executar as rotinas diárias, diminuindo tempo e energia no desenvolvimento das atividades. Aprender e seguir fielmente os comandos e metodologias da empresa não são mais as premissas de um bom profissional, criar e apresentar novas soluções sim, são ações esperadas pelo mundo corporativo”, defende.
Diferencial de mercado
O relações públicas, mestre em Gestão e Tecnologia Industrial, diretor da agência CRIATIVOS, professor e pesquisador, Rodrigo Almeida destaca que agir com criatividade tornou-se uma exigência que proporciona à empresa destaque mercadológico, ampliação na participação de mercado (market share), fortalecimento do valor de marca, diferencial frente à concorrência e branding.
“O processo de inovação surge através do olhar atento das equipes aos fluxos empresariais, que diante dos cenários, identificam formas de otimizar processos e produtos. Fornecer ferramentas lúdicas, formação continuada e desafios produtivos também estão entre as formas de estimular a criatividade na equipe”, ensina.
Rodrigo defende que o profissional que deseja aguçar a sua percepção às oportunidades de melhorias e inovação, estímulos contínuos associados a novas experiências e sensações deve ser provocados cotidianamente.
“Além do uso técnico de ferramentas que auxiliam no desbloqueio criativo – a exemplo de mapas mentais e práticas de brainstorming -, a experiência associada ao consumo de novos saberes, acesso à arte, viagens, networking, sabores, aromas e vivências provocam aumento de repertório e consequente incitação às conexões mentais”, sugere.
>> Confira a coluna Carreiras e Mercado de Trabalho
Criatividade em alta
Para Danielle, um dos grandes vilões da criatividade são os pensamentos negativos, a tendência a procrastinação, bem como a rotina rígida, estrutural que alguns profissionais adquiriam ao longo de suas carreiras.
“Uma excelente estratégia para fugir de comportamentos que sabotam a sua capacidade de criar é não se comparar e fazer acordos consigo mesmo, costumo dizer que nosso maior adversário é o tempo”, diz.
A psicóloga acredita que, nesse momento de pandemia e de novas modalidades de trabalho, se faz importante o diálogo consigo e a comunicação com o outro para que a rota seja ajustada, diante das entregas que precisam ser feitas, administrando o turbilhão de emoções que as acompanham. “Acredito que estar aberto ao novo, entender a importância do protagonismo em suas carreiras e história podem ser estratégias inicias para esse processo de desenvolvimento”, complementa.
Rodrigo Almeida acredita que é possível criar ambientes favoráveis para que as equipes dialoguem, proponham e experimentem ações sob supervisão dos gestores. “O processo de inovação surge através do olhar atento das equipes aos fluxos empresariais, que diante dos cenários, identificam formas de otimizar processos e produtos”, finaliza. Para ele, é fundamental que as organizações forneçam ferramentas lúdicas, formação continuada e desafios produtivos para estimular a criatividade nas equipes.
Estimule a criatividade
• Liberte-se da rotina – invista em novos caminhos, sabores, experiências e sensações;
• Conheça novas pessoas – amplie o repertório de conversas e networking;
• Consuma conteúdos variados – ouça podcasts, assista vídeos, leia notícias, ouça músicas, leia livros e explore novas mídias;
• Permita-se ao erro – erros e equívocos fazem parte do processo;
• Experimente outras opiniões – consuma conteúdos com olhares diferentes do seu;
• Explore algumas ferramentas – estude mais sobre design thinking, mapas mentais, brainstorming, canvas, storytelling e brainwriting;
• Julgue menos e explore mais – evite preconceitos e estigmas, permitir-se à diversidade amplia os saberes e a inclusão.