No Mês do Trabalho, Sistema JC volta os olhos para o empreendedorismo
Com iniciativas distribuídas em todos os seus veículos, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação valoriza quem coloca as próprias mãos na gestão de uma empresa
No dicionário, um dos significados da palavra “empreender” é “pôr em execução; fazer, realizar”. Na vida real, sabe-se que esse verbo representa muito mais: sustento, vocação, realização de sonhos, construção coletiva, mudança de vida. As pessoas empreendem pelas mais diversas razões, mas o fio condutor comum - se é que existe - talvez seja o desejo de sobreviver, se desenvolver e expandir sua empresa com as próprias mãos, em todos os aspectos.
Não é uma tarefa fácil. Definir o produto ou serviço que será trabalhado, encontrar seus diferenciais, ofertá-lo aos consumidores, otimizar a produção, criar estratégias de divulgação e de vendas, inovar para fidelizar a clientela, estar atento à concorrência, cuidar dos aspectos jurídicos e fiscais para a empresa existir, gerenciar e motivar a equipe… Trabalho é o que não falta - e por isso o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) lança o Projeto Empreender que, neste mês de maio, se dedica a valorizar iniciativas empreendedoras de Pernambuco, por meio de várias ações realizadas em seus veículos.
“Para nós, o empreendedorismo é uma das molas propulsoras da economia, especialmente na retomada que estamos vivendo. Acreditamos que nossa iniciativa pode fazer a diferença para quem está pensando em empreender e precisa daquele último empurrãozinho. Nossa intenção é contar as histórias de quem empreende, com todas as suas dificuldades e sucessos, para mostrar que esse é um caminho viável para nós enquanto sociedade. Quem empreende cresce, ajuda outras pessoas a crescer, ajuda a desenvolver a economia da região em que atua. Os desafios são grandes, mas as recompensas estão à altura”, explica Carlos Humberto Rocha Jr., diretor do SJCC.
Na Rádio e na TV Jornal
A Rádio Jornal dá início à programação do Empreender com uma série de debates, sempre às sextas-feiras, às 11h. A primeira edição (14/05) tem o tema "Os caminhos para empreender" e a equipe da emissora convidou Leonardo Carolino, gerente do Sebrae no Grande Recife, e José Tarcísio da Silva, presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Pernambuco. Sempre às sextas, no mesmo horário e até o dia 4 de junho, o empreendedorismo vai tomar conta do debate da Rádio.
"Nesses debates, a gente vai tratar de tudo que envolve o mundo do empreendedorismo, sobretudo do pequeno empreendedor. Os caminhos para empreender, como abrir e gerir uma empresa, como buscar o sucesso, como manter os impostos em dia... O pequeno e o médio empreendedor são os grandes responsáveis pela geração de emprego e de renda no país. Com a pandemia, eles vêm sofrendo muito. A nossa intenção é apontar esses caminhos, valorizar esses empreendedores, que são tão importantes para a nossa economia", afirma Mônica Carvalho, diretora de Jornalismo da Rádio e TV Jornal.
A Rádio Jornal também está veiculando o Momento Empreendedor: pílulas com foco no empreendedorismo local, veiculadas ao longo da programação diária, aproveitando a capilaridade da emissora no Recife e no interior de Pernambuco. As peças trazem dicas e informações alinhadas às várias atividades econômicas presentes no Estado, dando destaque ao DNA dos negócios de cada região.
No dia 15 de maio, tem estreia na TV Jornal: o Projeto Empreender ganha as telas da emissora, com quatro episódios sempre aos sábados, ao meio-dia e meia, em uma parceria que conta com equipes do Recife e do Interior para revelar o que empreendedores de todo o Estado têm feito para inovar e se manter no mercado. No primeiro programa, o tema é o empreendedorismo feminino.
“A multiplicidade de papéis que as mulheres desempenham são uma característica fundamental para uma boa gestão. O que estamos buscando é mostrar o que as empresas gerenciadas por elas têm de diferente, como conquistam e incentivam suas equipes, o que trazem de pessoal e transformam em ferramenta de trabalho. Encontramos personagens diversificadas e muito interessantes, acho que vamos agradar em cheio a nossa audiência”, comenta Carlos Humberto.
Nos episódios seguintes, o programa vai abordar a faca de dois gumes que é empreender ao mesmo tempo em que se qualifica; as principais questões burocráticas que envolvem a abertura e a manutenção de um empreendimento; e o futuro do empreendedorismo, especialmente no que diz respeito a aspectos como tecnologia e sustentabilidade. O Empreender vai ao ar aos sábados, ao meio-dia e meia, na TV Jornal.
No NE10 e no JC
O Portal NE vai abrigar a Vitrine do Empreendedorismo Pernambucano, divulgando gratuitamente o trabalho feito por pequenos empreendedores que estejam atuando como Microempreendedores Individuais (MEIs). Para expor seu produto ou serviço na nossa vitrine, basta mandar um e-mail para eventos@sjcc.com.br, com seu nome, foto do produto ou serviço, CNPJ, descrição da atividade em até 2 linhas, telefone, e-mail e link do seu site ou rede social.
“Além dos convidados que vão participar dos debates e dos personagens que vamos mostrar no Empreender, na TV Jornal, o NE10 entra com a força de sua audiência para divulgar os produtos e serviços desses micro e pequenos empresários. É uma oportunidade para que os empreendedores com MEI divulguem os seus negócios por meio desse canal no Portal NE10. Exibir esses produtos e serviços e quais os contatos para encontrar os pequenos empreendedores é uma forma de valorizar e de dar visibilidade a quem está começando, mas tem muito potencial para crescer”, explica Lívia Bem, gerente de Marketing Institucional do SJCC.
Será possível acessar a Vitrine tanto na home do NE10 quanto na do NE10 Interior, valorizando empreendedores que têm atuação nas diferentes regiões do Estado.
O Jornal do Commercio, por fim, vai produzir uma série de reportagens, com veiculação semanal, tendo diversos recortes do empreendedorismo como foco. “O movimento que o empreendedorismo provoca, o alcance que ele tem e as mudanças que é capaz de suscitar são aspectos que sempre chamam a nossa atenção, ainda mais em um momento de crise como este. Tivemos um 2020 dificílimo e este ano não está sendo muito diferente, diante de todos os impactos da covid-19 na sociedade. Mesmo com essas dificuldades, muitas pequenas e médias empresas têm conseguido atuar e, segundo dados do Sebrae, são responsáveis por 75% dos empregos formais gerados em janeiro passado. É um setor muito importante, o que por si só justifica a atenção do Sistema JC”, pontua Laurindo Ferreira, diretor de redação do JC.