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Ford fecha acordo com metalúrgicos de Camaçari (BA) para encerramento definitivo da fábrica

Há garantia de indenização mínima de R$ 130 mil

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Cássio Oliveira

Publicado em 12/05/2021 às 14:51 | Atualizado em 12/05/2021 às 15:11
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A Ford fechou, nesta quarta-feira (12), um acordo para a demissão de quatro mil trabalhadores em Camaçari, na Bahia. Reunidos em assembleia, os trabalhadores aprovaram o acordo fechado entre a empresa e o sindicato, o que põe fim às negociações trabalhistas para o encerramento das atividades da montadora na cidade baiana.

Em comunicado, a empresa informou que o acordo inclui compensação financeira adicional às verbas rescisórias. Os trabalhadores da produção receberão 2,05 salários nominais por ano trabalhado e um valor fixo adicional conforme faixas pré-definidas, com garantia de indenização mínima de R$ 130 mil. Já os funcionários administrativos receberão um salário nominal por ano trabalhado, também com garantia de indenização mínima de R$ 130 mil.

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A montadora continua produzindo apenas os jeeps da Troller no Ceará, cuja fábrica vai parar de funcionar no terceiro trimestre do ano. Mas o acordo trabalhista com essa unidade já foi fechado. No início deste ano, a Ford anunciou que encerraria sua atividade fabril no país, seguindo com a venda apenas de carros importados. A Ford fabricava motores em Taubaté (SP) e os modelos Ka e Ecosport em Camaçari. 

De acordo com o Valor Econômico, a Ford concedeu, ainda, seis meses de plano médico e remuneração adicional para empregados operacionais com restrição médica ocupacional. A empresa vai oferecer um programa de qualificação dos trabalhadores e contratou uma empresa de suporte para a recolocação dos profissionais no mercado.

Há dois anos, a Ford já havia fechado a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde produzia caminhões e carros. A atividade em Camaçari chega, agora, aos momentos finais. Parte dos empregados trabalhará até o fim do mês na produção de peças de reposição para os veículos da marca que rodam no país. A Ford mantém negociações com os fornecedores e com a rede de concessionárias para acertar indenizações. 

Resta, ainda, uma fábrica de veículos utilitários da Troller, uma marca brasileira, que foi comprada pela Ford. Essa unidade fica em Horizonte, no Ceará. A previsão é de que as operações na Troller se encerrem antes do fim do ano.

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