PROJETO EMPREENDER
Pretende abrir o próprio negócio? Veja dicas para enfrentar a burocracia
Empresa de jardinagem no Recife facilitou processos burocráticos com contador e cursos do Sebrae
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/05/2021 às 13:06
| Atualizado em 29/05/2021 às 18:02
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Tirar uma ideia empreendedora do papel para colocá-la em prática não é uma tarefa fácil. Qual o segredo para não deixar o sonho de ter o próprio negócio de lado, principalmente agora durante este delicado momento de pandemia que o mundo vive? Foi pensando em questões como esta a jardineira e estudante de paisagismo Lucíola Villarim decidiu apostar em uma loja que vende plantas, flores, vasos e insumos.
"Comecei com uma loja no Instagram, produzindo arranjos e terrários com cactos e suculentas. Os meus clientes começaram a pedir plantas ornamentais e queriam vê-las pessoalmente. Nesta época, eu trabalhava no meu apartamento e não tinha essa abertura, um local para um atendimento mais profissional. Por isso, fomos em busca de um local em que a gente pudesse abrir nosso próprio espaço físico", conta.
A Lumeeiro, na Madalena, na Zona Oeste do Recife, surgiu em meio à pandemia da covid-19 e hoje oferece plantas ornamentais, insumos como adubos, substratos, cascas de pinus, argila expandida e também elabora projetos de jardins e de ambientes internos. Para deixar a empresa estruturada, Lucíola também teve que encontrar ajuda para lidar com questões burocráticas e regularizar seu novo empreendimento.
"Antes de abrir, iniciei alguns cursos online que o Sebrae oferece, como fluxo de caixa, como aprender a empreender, e, posteriormente, busquei o próprio Sebrae Pernambuco. Também fui atrás de um contador para nos auxiliar na parte financeira mais burocrática. Isso foi muito importante para meu negócio dar certo", comenta.
Assista ao vídeo completo abaixo: