Tirar uma ideia empreendedora do papel para colocá-la em prática não é uma tarefa fácil. Qual o segredo para não deixar o sonho de ter o próprio negócio de lado, principalmente agora durante este delicado momento de pandemia que o mundo vive? Foi pensando em questões como esta a jardineira e estudante de paisagismo Lucíola Villarim decidiu apostar em uma loja que vende plantas, flores, vasos e insumos.
"Comecei com uma loja no Instagram, produzindo arranjos e terrários com cactos e suculentas. Os meus clientes começaram a pedir plantas ornamentais e queriam vê-las pessoalmente. Nesta época, eu trabalhava no meu apartamento e não tinha essa abertura, um local para um atendimento mais profissional. Por isso, fomos em busca de um local em que a gente pudesse abrir nosso próprio espaço físico", conta.
A Lumeeiro, na Madalena, na Zona Oeste do Recife, surgiu em meio à pandemia da covid-19 e hoje oferece plantas ornamentais, insumos como adubos, substratos, cascas de pinus, argila expandida e também elabora projetos de jardins e de ambientes internos. Para deixar a empresa estruturada, Lucíola também teve que encontrar ajuda para lidar com questões burocráticas e regularizar seu novo empreendimento.
"Antes de abrir, iniciei alguns cursos online que o Sebrae oferece, como fluxo de caixa, como aprender a empreender, e, posteriormente, busquei o próprio Sebrae Pernambuco. Também fui atrás de um contador para nos auxiliar na parte financeira mais burocrática. Isso foi muito importante para meu negócio dar certo", comenta.